Logo Folha de Pernambuco

área protegida

EUA protege região do Alasca para limitar exploração petrolífera

O governo do país declarou área como protegida para limitar exploração de petróleo e gás

A medida permite proibir os contratos de exploração em milhões de hectares no AlascaA medida permite proibir os contratos de exploração em milhões de hectares no Alasca - Foto: Pexels

O governo do presidente americano, Joe Biden, anunciou, nesta sexta-feira (19), que declarou uma região do oeste do Alasca como área protegida para limitar a exploração de petróleo e gás nesse território.

"Minha administração toma medidas para preservar mais de 13 milhões de acres (mais de 5,26 milhões de hectares) no Ártico ocidental", afirmou Biden em um comunicado.

E "seguirá tomando medidas ambiciosas para enfrentar a urgência da crise climática, proteger as terras e águas dos Estados Unidos e cumprir com nossa responsabilidade para com a próxima geração de americanos", acrescentou.

Essa região faz parte do que é conhecida como Reserva Nacional do Petróleo, no noroeste do Alasca. A medida permite proibir os contratos de exploração em milhões de hectares.

Essa região abriga ursos polares e pardos, renas e centenas de milhares de aves migratórias, segundo o Departamento do Interior, responsável pelas terras federais dos Estados Unidos.

As populações locais caçam ou pescam para sua subsistência.

No ano passado, o governo aprovou um grande projeto petrolífero no Alasca, Willow, da gigante americana ConocoPhillips, despertando a ira dos ambientalistas.

Desde que o presidente democrata chegou ao poder, o governo "manteve seu compromisso de restabelecer um equilíbrio adequado entre proteção e desenvolvimento", declarou em um comunicado a ministra do Interior, Deb Halland, nesta sexta-feira.

A medida, que chega dias antes do Dia da Terra e em plano ano eleitoral, pode ajudar o presidente Biden a promover sua política climática, sobretudo entre os jovens.

As organizações ambientalistas elogiaram a medida.

Em um comunicado, Mattea Mrkusic, da organização Evergreen, a qualificou como "necessário passo adiante" porque o Ártico aquece quatro vezes mais rápido que o resto do planeta.

"Aplaudimos essa fase e pedimos medidas ainda mais ousadas para manter a indústria dos combustíveis fósseis fora do Ártico, pelo bem do clima e das gerações futuras", declarou Jeremy Lieb, advogado da organização Earthjustice.

A administração Biden também anunciou nesta sexta que quer bloquear a construção de uma rodovia no Alasca.

Veja também

Papa visitará ilha francesa de Córsega após recusar convite para reabertura de Notre Dame
Vaticano

Papa visitará ilha francesa de Córsega após recusar convite para reabertura de Notre Dame

Filipinas: vice-presidente ameaça publicamente mandar assassinar o presidente
ÁSIA

Filipinas: vice-presidente ameaça publicamente mandar assassinar o presidente

Newsletter