Logo Folha de Pernambuco

IMPORTAÇÃO

EUA querem banir importação de veículos conectados com componentes de China e Rússia

Caso aprovados, os banimentos de software entrariam em vigor para modelos de 2027

Estados UnidosEstados Unidos - Foto: Kevin Dietsch / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP

O governo dos Estados Unidos anunciou nesta segunda-feira, 23, através do seu Departamento de Comércio, que irá propor uma lei para proibir a venda ou importação de veículos conectados que tenham componentes fabricados em países como China e Rússia. A medida prevê também a proibição das vendas dos próprios componentes.

Caso aprovados, os banimentos de software entrariam em vigor para modelos de 2027, e as proibições de hardware entrariam em vigor para modelos de 2030, ou 1º de janeiro de 2029 para unidades sem um ano modelo.

Em Detroit, a assessora econômica da Casa Branca, Lael Brainard, afirmou que os EUA irão se juntar a México e Canadá para garantir que as cadeias de suprimentos norte-americanas permaneçam "livres de empresas estatais e entidades estrangeiras preocupantes".

Brainard disse ainda que o governo americano trabalha para criar rede nacional de estações de carregamento de veículos elétricos; fortalecer cadeia de suprimentos doméstica para baterias e minerais essenciais; desenvolver chips avançados; e treinar trabalhadores locais para exercer funções de alto escalão na indústria.

Veja também

O que se sabe sobre o acidente de avião que deixou quase 180 mortos na Coreia do Sul
luto

O que se sabe sobre o acidente de avião que deixou quase 180 mortos na Coreia do Sul

Declarações de nova dirigente de 'Assuntos da Mulher' causam polêmica na Síria
Síria

Declarações de nova dirigente de 'Assuntos da Mulher' causam polêmica na Síria

Newsletter