Saúde

EUA registram primeiro caso da varíola dos macacos em uma mulher grávida

Bebê nasceu com segurança e não contraiu o vírus monkeypox

GestanteGestante - Foto: MDS/arquivo

Os Estados Unidos registraram, nesse fim de semana, o primeiro caso de uma mulher grávida diagnosticada com varíola dos macacos. A paciente deu à luz um bebê que nasceu com segurança, de acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) do país. A identificação e a localização da mulher e da criança não foram divulgadas.

A informação foi confirmada pelo diretor da divisão de prevenção da aids no CDC, John Brooks. O médico afirmou, durante um webinar, no sábado, que "houve um caso de uma mulher grávida que deu à luz".

— Sabemos que uma infecção pode ocorrer através da transferência placentária. E no caso que conhecemos atualmente, não parece que o vírus tenha sido transmitido — disse Brooks, durante a apresentação para a Infectious Diseases Society of America no fim de semana.

Brooks disse ainda que o bebê parece não ter contraído a doença da mãe durante a gravidez. Segundo a rede de televisão CBS, o recém-nascido recebeu uma infusão de imunoglobulina, um tratamento com anticorpos usado durante surtos de varíola.

— Aquele recém-nascido recebeu o IG profilaticamente. E tanto a mãe quanto o bebê estão bem — disse o médico Brett Petersen, do CDC, no webinar.

Veja também

Restos de três mastodontes de mais de 11 mil anos são descobertos nos Andes peruanos
Descoberta

Restos de três mastodontes de mais de 11 mil anos são descobertos nos Andes peruanos

Trump ameaça processar Google por mostrar apenas "más notícias" sobre ele
ESTADOS UNIDOS

Trump ameaça processar Google por mostrar apenas "más notícias" sobre ele

Newsletter