Logo Folha de Pernambuco

CONFLITO NO ORIENTE MÉDIO

EUA rejeita apelos de cessar-fogo em Gaza por julgar que beneficiariam Hamas

Segundo o porta-voz do Departamento de Estado americano, Matthew Miller, um cessar-fogo daria ao Hamas a capacidade de se reaparelhar e continuar a lançar ataques terroristas contra Israel

Bola de fogo durante bombardeio israelense na Cidade de GazaBola de fogo durante bombardeio israelense na Cidade de Gaza - Foto: Mahmud Hams / AFP

Os Estados Unidos alertaram, nesta segunda-feira (23), que qualquer cessar-fogo de Israel em Gaza beneficiaria o Hamas, enquanto a União Europeia avalia um pedido de uma pausa humanitária das hostilidades.

Um cessar-fogo "daria ao Hamas a capacidade de descansar, de se reaparelhar e continuar a lançar ataques terroristas contra Israel", disse a jornalistas o porta-voz do Departamento de Estado americano, Matthew Miller.

"Pode-se entender perfeitamente porque é uma situação intolerável para Israel, como seria uma situação intolerável para qualquer país que tenha sofrido um ataque terrorista tão brutal e continue vendo a ameaça terrorista bem na sua fronteira", disse.

Miller afirmou que os Estados Unidos fazem o possível para garantir a chegada de ajuda humanitária a Gaza e que seu enviado, David Satterfield, trabalha de forma "intensiva" sobre este tema no terreno.

O chefe de política externa da UE, Josep Borrell, afirmou nesta segunda-feira que espera que os líderes do bloco apoiem um pedido de trégua na guerra para permitir a entrada de ajuda.

"Acredito que a ideia de uma pausa humanitária para facilitar a chegada da ajuda humanitária, que permita aos deslocados encontrar refúgio, é algo que os líderes vão apoiar", disse.

Veja também

Newsletter