CONFLITO NO ORIENTE MÉDIO

EUA rejeita apelos de cessar-fogo em Gaza por julgar que beneficiariam Hamas

Segundo o porta-voz do Departamento de Estado americano, Matthew Miller, um cessar-fogo daria ao Hamas a capacidade de se reaparelhar e continuar a lançar ataques terroristas contra Israel

Bola de fogo durante bombardeio israelense na Cidade de GazaBola de fogo durante bombardeio israelense na Cidade de Gaza - Foto: Mahmud Hams / AFP

Os Estados Unidos alertaram, nesta segunda-feira (23), que qualquer cessar-fogo de Israel em Gaza beneficiaria o Hamas, enquanto a União Europeia avalia um pedido de uma pausa humanitária das hostilidades.

Um cessar-fogo "daria ao Hamas a capacidade de descansar, de se reaparelhar e continuar a lançar ataques terroristas contra Israel", disse a jornalistas o porta-voz do Departamento de Estado americano, Matthew Miller.

"Pode-se entender perfeitamente porque é uma situação intolerável para Israel, como seria uma situação intolerável para qualquer país que tenha sofrido um ataque terrorista tão brutal e continue vendo a ameaça terrorista bem na sua fronteira", disse.

Miller afirmou que os Estados Unidos fazem o possível para garantir a chegada de ajuda humanitária a Gaza e que seu enviado, David Satterfield, trabalha de forma "intensiva" sobre este tema no terreno.

O chefe de política externa da UE, Josep Borrell, afirmou nesta segunda-feira que espera que os líderes do bloco apoiem um pedido de trégua na guerra para permitir a entrada de ajuda.

"Acredito que a ideia de uma pausa humanitária para facilitar a chegada da ajuda humanitária, que permita aos deslocados encontrar refúgio, é algo que os líderes vão apoiar", disse.

Veja também

Projeto de inclusão do IFPE conquista 1º lugar estadual do Prêmio IEL de Talentos
Inclusão

Projeto de inclusão do IFPE conquista 1º lugar estadual do Prêmio IEL de Talentos

Israel confirma morte de dois soldados em combates perto da fronteira com o Líbano
ORIENTE MÉDIO

Israel confirma morte de dois soldados em combates perto da fronteira com o Líbano

Newsletter