Logo Folha de Pernambuco

MUNDO

EUA revela arsenal nuclear e pedem que Rússia faça o mesmo

Até 1º de março, os Estados Unidos haviam implantado 662 mísseis balísticos intercontinentais

O porta-aviões nuclear americano e o destróier USS Barry Aegis (no alto): esquadra dos EUA participou de treinamentos militares com sul-coreanos O porta-aviões nuclear americano e o destróier USS Barry Aegis (no alto): esquadra dos EUA participou de treinamentos militares com sul-coreanos  - Foto: YONHAP / AFP

Os Estados Unidos revelaram, nessa segunda-feira (15), as cifras de seu arsenal estratégico de dissuasão nuclear e pediram à Rússia que faça o mesmo, apesar de Moscou ter suspendido sua participação no tratado de desarmamento nuclear New Start.

Até 1º de março, os Estados Unidos haviam implantado 662 mísseis balísticos intercontinentais - número que inclui os mísseis a bordo de submarinos e bombardeiros - com 1.419 ogivas nucleares e 800 lançadores, segundo o Departamento de Estado.

"Os Estados Unidos pedem à Rússia que cumpra suas obrigações legais, retornando à implementação plena do New Start e de todas as medidas de estabilização, transparência e verificação contidas no mesmo", acrescentou o departamento.

 

A Rússia suspendeu, em fevereiro, sua participação no tratado New Start, em resposta à ajuda entregue pelo Ocidente à Ucrânia, em meio à guerra com Moscou. Assinado em 2010, o tratado é o acordo bilateral de desarmamento nuclear mais recente entre russos e americanos.

Veja também

Governo processa 17 planos de saúde por cancelamentos unilaterais
Planos de saúde

Governo processa 17 planos de saúde por cancelamentos unilaterais

Município de Paulista realiza, neste sábado (23), dia D de vacinação antirrábica
Folha Pet

Município de Paulista realiza, neste sábado (23), dia D de vacinação antirrábica

Newsletter