EUA

EUA revisa para baixo crescimento no terceiro trimestre

A economia cresceu 4,9% no terceiro trimestre do ano; a estimativa era de 5,2%

DólarDólar - Foto: Freepik

O crescimento econômico dos Estados Unidos foi menor do que o previsto em julho e setembro, conforme dados oficiais divulgados nesta quinta-feira (21) que indicam que o gasto dos consumidores foi menor do que o esperado.

A maior economia do mundo cresceu 4,9% no terceiro trimestre do ano, segundo o Departamento de Comércio. No mês passado, a estimativa era de 5,2%.

"A atualização reflete, principalmente, a revisão para baixo dos gastos dos consumidores", declarou o departamento.

A economia seguiu, no entanto, impulsionada por fatores como consumo, investimentos privados em inventários, exportações e gastos públicos, afirmou.

A resistência do consumo, apoiada pela solidez do mercado de trabalho, ajudou a economia americana a evitar uma recessão, apesar das previsões de um agravamento quando o Federal Reserve (Fed, Banco Central americano) subiu as taxas de juros para combater a inflação.

"Mais do que os dados do terceiro trimestre, o importante é a tendência futura de crescimento, sobretudo, no consumo", afirmou em nota Rubeela Farooqi, economista-chefe da High Frequency Economics.

Farooqi espera que o crescimento "desacelere sustancialmente" à medida que os efeitos das altas das taxas de juros do Fed se ampliem, contenham os gastos dos lares e pesem sobre o PIB.

Veja também

Ruanda inicia 1ª campanha de vacinação contra mpox na África
vacinas

Ruanda inicia 1ª campanha de vacinação contra mpox na África

Cientista premiada alerta sobre má utilização de tratamentos contra a obesidade
obesidade

Cientista premiada alerta sobre má utilização de tratamentos contra a obesidade

Newsletter