Logo Folha de Pernambuco

Guerra na Ucrânia

EUA sanciona oligarcas russos por 'cumplicidade' na guerra na Ucrânia

Sanções abrange bilionários próximos ao presidente russo Vladimir Putin

Janet Yellen, a secretária do Tesouro dos Estados UnidosJanet Yellen, a secretária do Tesouro dos Estados Unidos - Foto: Sonny Tumbelaka / AFP

Os Estados Unidos colocaram em prática, nesta terça-feira (2), uma série de sanções contra oligarcas ligados ao Kremlin pelo apoio ao presidente russo, Vladimir Putin, na guerra contra a Ucrânia.

"Enquanto inocentes sofrem com a guerra ilegal de agressão, os aliados de Putin enriqueceram para defender seus estilos de vida opulentos", afirmou a secretária do Tesouro, Janet Yellen, em comunicado.

As sanções abrangem vários bilionários próximos a Putin, incluindo Grigoryevich Guryev, dono da segunda maior propriedade de Londres depois do Palácio de Buckingham. Também foi penalizado Viktor Filippovich Rashnikov, um dos maiores contribuintes com o tesouro russo e acionista majoritário da MMK, que está entre as maiores siderúrgicas do mundo.

"O Departamento do Tesouro usará todas as ferramentas à disposição para responsabilizar a elite russa e os colaboradores do Kremlin por sua cumplicidade em uma guerra que custou inúmeras vidas", aifrmou Yellen.

O Departamento de Estado também sancionou, inclusive com restrições de vistos, vários oligarcas "que administram empresas que geram grandes receitas", assim como cerca de 900 funcionários e várias empresas ligadas à Defesa que ajudam "a máquina de guerra da Rússia".

As sanções bloqueiam os ativos de indivíduos ou empresas nos Estados Unidos e proíbem que indivíduos ou entidades americanas façam negócios com eles.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter