EUA segue 'focado' na libertação de reféns, apesar do fim da trégua Israel-Hamas, afirma Blinken
Até o momento, 110 reféns foram libertados desde o início do conflito, 105 deles durante a trégua
Os Estados Unidos continuam "intensamente focados" na libertação de reféns detidos em Gaza, apesar da retomada dos combates entre Israel e o Hamas após uma semana de trégua, disse o secretário de Estado americano, Antony Blinken, nesta sexta-feira (1º).
"Continuamos intensamente focados em levar todos para casa, em levar os reféns de volta, algo em que também trabalhei hoje", declarou após reunião com os chanceleres dos países árabes à margem da COP28, em Dubai.
O secretário de Estado reuniu-se com os chefes da diplomacia dos Emirados Árabes Unidos, Egito, Jordânia e Bahrein durante a sua breve visita a Dubai, e também com um representante da Autoridade Palestina.
Leia também
• Israel é 'amigo da Espanha', afirma Pedro Sánchez
• Lula discute situação dos reféns da guerra com presidente de Israel
• Porta-voz do governo de Israel diz que o Hamas 'levará a mãe de todas as pancadas'
"Estamos determinados a fazer tudo o que pudermos para reunir todos [os reféns] com as suas famílias, incluindo continuar o processo que funcionou durante sete dias", disse Blinken, referindo-se à libertação de reféns israelenses em troca de prisioneiros palestinos detidos Israel durante a trégua de sete dias, que expirou nesta sexta-feira.
c na sua maioria mulheres e menores israelenses. Segundo as autoridades de Israel, 137 permanecem nas mãos do movimento islamista palestino Hamas e de outros grupos afiliados em Gaza.
Em troca, Israel libertou 240 prisioneiros palestinos.
Blinken passou o dia em Dubai, que recebe dezenas de líderes mundiais na COP28, a conferência climática da ONU, depois de visitar Israel e a Cisjordânia ocupada.