Ucrânia

EUA vai receber premiê britânico para discutir guerras em Ucrânia e Gaza

Os dois líderes também vão analisar a cooperação

EUA EUA  - Foto: Freepik/Reprodução

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, vai receber no próximo dia 13 o primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, para discutir as guerras na Ucrânia e Faixa de Gaza, anunciou a Casa Branca nesta sexta-feira (6). Os dois países têm posições divergentes sobre Israel.

Biden e Starmer vão discutir como "prosseguir com o apoio robusto à Ucrânia em sua defesa contra a agressão russa e garantir a libertação dos reféns e um acordo de cessar-fogo na Faixa de Gaza".

Os dois líderes também vão analisar a cooperação para "garantir as redes de abastecimento e aumentar a resistência às mudanças climáticas", acrescenta a nota divulgada.

Londres anunciou nesta semana a suspensão de cerca de 30 licenças de exportação de armas para Israel, de um total de 350, alegando o "risco" de que elas sejam usadas para violar o direito internacional na Faixa de Gaza, onde a ONU denunciou uma campanha de fome por parte de Israel. O ministro da Defesa israelense, Yoav Gallant, expressou sua decepção.

O porta-voz de Segurança Nacional da Casa Branca, John Kirby, disse recentemente que, segundo um relatório, "os Estados Unidos não estabeleceram que Israel violou o direito humanitário internacional", e que, portanto, Washington não tem motivos para questionar seu apoio militar.

Veja também

Imprensa americana identifica suspeito de aparente tentativa de assassinato de Trump
ESTADOS UNIDOS

Imprensa americana identifica suspeito de aparente tentativa de assassinato de Trump

EUA fazem audiência sobre submarino que implodiu durante expedição ao Titanic
ESTADOS UNIDOS

EUA fazem audiência sobre submarino que implodiu durante expedição ao Titanic

Newsletter