EUA vai receber premiê britânico para discutir guerras em Ucrânia e Gaza
Os dois líderes também vão analisar a cooperação
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, vai receber no próximo dia 13 o primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, para discutir as guerras na Ucrânia e Faixa de Gaza, anunciou a Casa Branca nesta sexta-feira (6). Os dois países têm posições divergentes sobre Israel.
Biden e Starmer vão discutir como "prosseguir com o apoio robusto à Ucrânia em sua defesa contra a agressão russa e garantir a libertação dos reféns e um acordo de cessar-fogo na Faixa de Gaza".
Leia também
• Desemprego reduz nos EUA, mas criação de novas vagas é menor do que o esperado
• EUA investiga com urgência a morte de ativista americana na Cisjordânia
• Envio das primeiras cédulas inaugura nova fase nas eleições presidenciais dos EUA
Os dois líderes também vão analisar a cooperação para "garantir as redes de abastecimento e aumentar a resistência às mudanças climáticas", acrescenta a nota divulgada.
Londres anunciou nesta semana a suspensão de cerca de 30 licenças de exportação de armas para Israel, de um total de 350, alegando o "risco" de que elas sejam usadas para violar o direito internacional na Faixa de Gaza, onde a ONU denunciou uma campanha de fome por parte de Israel. O ministro da Defesa israelense, Yoav Gallant, expressou sua decepção.
O porta-voz de Segurança Nacional da Casa Branca, John Kirby, disse recentemente que, segundo um relatório, "os Estados Unidos não estabeleceram que Israel violou o direito humanitário internacional", e que, portanto, Washington não tem motivos para questionar seu apoio militar.