Logo Folha de Pernambuco

Condenação

Eurodeputado sueco de extrema direita é condenado em apelação por agressão sexual

Com base numa investigação, o tribunal concluiu que "não há dúvidas razoáveis" sobre o fato de "que o eurodeputado tocou nos seios da queixosa

 Peter Lundgren, eurodeputado condenado por agressão sexual Peter Lundgren, eurodeputado condenado por agressão sexual - Foto: Reprodução/Facebook

Um eurodeputado sueco de extrema direita foi condenado em apelação por agressão sexual contra uma integrante de seu partido Democratas da Suécia (SD), informou a Justiça sueca nesta segunda-feira (22).

Absolvido em primeira instância no ano passado, Peter Lundgren, de 58 anos, foi finalmente condenado pelo Tribunal de Apelação de Göta (sul da Suécia) a uma pena de 60 dias de multa (aplicável sobre seu salário), após o Ministério Público "apresentar mais provas" incriminando-o.

Com base numa investigação, o tribunal concluiu que "não há dúvidas razoáveis" sobre o fato de "que o eurodeputado tocou nos seios da queixosa, contra a sua vontade", afirmou a justiça em nota.

O político do SD, eurodeputado desde 2014, foi acusado de ter violado, em março de 2018, a "integridade sexual" da sua vítima "ao colocar as mãos debaixo do suéter e do sutiã e tocar-lhe nos seios", segundo a denúncia.

O caso veio à tona em maio de 2019, quando Kristina Winberg, então eurodeputada pelo SD, informou os líderes do partido sobre os atos perpetrados por Peter Lundgren contra outra parlamentar.

De acordo com a imprensa sueca, isso fez com que fosse excluído da lista do seu partido para as eleições europeias seguintes.

O SD justificou esta decisão por seu "comportamento repreensível e imprudente contra colegas e funcionários" do partido.

Em 2014, Peter Lundgren tornou-se um dos dois primeiros eleitos do SD ao Parlamento Europeu. Ele foi reeleito em 2019.

Veja também

Justiça decreta prisão de 2º suspeito de participar da morte de delator do PCC
FORÇA-TAREFA

Justiça decreta prisão de 2º suspeito de participar da morte de delator do PCC

Países ricos oferecem US$ 250 bi/ano na COP29, valor insuficiente para nações em desenvolvimento
COP29

Países ricos oferecem US$ 250 bi/ano na COP29, valor insuficiente para nações em desenvolvimento

Newsletter