Logo Folha de Pernambuco

Vacina contra Covid-19

Europa aguarda o veredicto sobre a vacina da AstraZeneca

A opinião da EMA é muito aguardada porque a União Europeia, com dificuldades na distribuição de vacinas, conta com as milhões de doses do laboratório anglo-sueco

Vacina da AstraZeneca/OxfordVacina da AstraZeneca/Oxford - Foto: Jens Schlueter/AFP

A Agência Europeia de Medicamentos (EMA, na sigla em inglês) anunciará, nesta quinta-feira (18), à tarde seu veredicto sobre a vacina contra o coronavírus da AstraZeneca, suspensa em vários países da UE.

A opinião da EMA é muito aguardada porque a União Europeia, com dificuldades na distribuição de vacinas, conta com as milhões de doses do laboratório anglo-sueco.

Sete países europeus, incluindo Alemanha e França, ampliaram no início da semana a lista de quase 15 Estados que suspenderam a aplicação desta vacina após reações como dificuldade de coagulação ou formação de coágulos.

A EMA pode seguir as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), que na quarta-feira aconselhou a continuidade do uso, sobretudo porque sua diretora, Emer Cook, está "firmemente convencida" de que os benefícios são maiores que os riscos.

Embora não esteja descartada que a EMA anuncie a suspensão da vacina da AstraZeneca na UE, caso os problemas não possam ser resolvidos a agência poderia publicar apenas uma "advertência adicional".

A EMA aprovou em 29 de janeiro a vacina desenvolvida pelo laboratório e a Universidade de Oxford.

Na quarta-feira, a OMS considerou que "no momento, a balança de riscos e benefício está a favor da vacina AstraZeneca" e recomendou o "prosseguimento da vacinação".

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter