Logo Folha de Pernambuco

Pandemia

Capacidade de eventos liberados em Pernambuco é reduzida para 150 pessoas; saiba como denunciar

Gestores alertam que estabelecimentos podem perder autorização de funcionamento em caso de reincidência

Pedro Eurico, secretário de Justiça e Direitos Humanos de PernambucoPedro Eurico, secretário de Justiça e Direitos Humanos de Pernambuco - Foto: Heudes Régis/SEI

O Governo de Pernambuco anunciou, nesta quarta-feira (6), que os eventos ainda com permissão para serem realizados no Estado - aqueles considerados de “celebração única”, como formaturas, casamentos e batizados - terão a capacidade de público permitido reduzida de 300 para 150 pessoas. 

A decisão foi tomada pelo Comitê de Enfrentamento à Covid-19 no Estado e tem como objetivo frear a disseminação do novo coronavírus. Festas, shows e demais eventos de massa seguem proibidos até o final deste mês. 

O secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico, enfatizou que, nesse grupo de eventos proibidos, estão incluídas festas em bares, restaurantes, barracas de praia, hotéis e outros estabelecimentos, havendo cobrança de ingresso ou não. 

De acordo com ele, nos últimos 30 dias, mais de 150 estabelecimentos no Estado sofreram multa devido à atuação irregular. Pedro Eurico alertou ainda que locais que promoverem festas abusivas poderão ser interditados caso seja comprovada reincidência. 

O secretário executivo de Defesa Social, Humberto Freire, destacou também que os promotores desses eventos poderão responder a processo por crime contra a saúde pública.

“Todas as ações que estão sendo efetivadas pela SDS (Secretaria de Defesa Social) e suas operativas visam garantir que as medidas de saúde pública sejam cumpridas. O descumprimento dessas medidas ensejam instauração de inquérito policial. É muito importante que esses organizadores e o público que busca essas festas contribuam para que tenhamos uma reversão dessa curva para que a gente atravesse esse período e não precise chegar ao ponto de restrições mais intensas como já houve em 2020”, disse Freire. 

O secretário executivo de Defesa Social pontuou ainda que os alvarás de funcionamento das casas que continuarem realizando eventos abusivos poderão ser revistos. 

Como denunciar 
É possível fazer denúncias através do envio de fotos e/ou vídeos via WhatsApp para o Procon, no número 3181-7000. A denúncia pode ser feita antes mesmo de o evento acontecer, a partir de cartazes de divulgação. 

Veja também

Newsletter