Logo Folha de Pernambuco

EUA

Ex-chefe do programa de vacinação de Trump é acusado de assédio sexual

Moncef Slaoui foi demitido do grupo farmacêutico britânico GSK

Ex-presidente americano Trump junto com Moncef Slaoui na Casa Branca em maio de 2020Ex-presidente americano Trump junto com Moncef Slaoui na Casa Branca em maio de 2020 - Foto: Drew Angerer / AFP

O ex-encarregado do programa de vacinação anticovid do governo de Donald Trump, Moncef Slaoui, foi acusado de assédio sexual e demitido do grupo farmacêutico britânico GSK. 

Em nota publicada nesta quarta-feira (24), o GSK anunciou o "fim do contrato de Moncef Slaoui", que era presidente do conselho de administração da Galvani, uma de suas subsidiárias, associada à Verily, filial da Alphabet, controladora do Google. 

A demissão de "efeito imediato" segue "uma carta recebida contendo alegações de assédio sexual e má conduta com um funcionário da GSK por Slaoui, ocorrido há vários anos", disse o comunicado. 

O grupo garantiu que abriu uma investigação com a ajuda de um gabinete jurídico e que "confirmou as acusações". 

"O comportamento do Dr. Slaoui é totalmente inaceitável [...] e contrário aos valores da cultura GSK", insistiu o grupo. 

Slaoui passou a maior parte de sua carreira na GSK, onde ingressou em 1988, progredindo na hierarquia. 

Ele estava no conselho de administração desde 2006 e liderou as atividades de pesquisa e desenvolvimento do grupo, inclusive no setor de vacinação. 

Ele deixou o grupo em 2017, embora ainda fosse assessor dele. 

Ele foi nomeado conselheiro científico chefe do governo Donald Trump para pesquisa de vacinas em 2020, até a chegada de Joe Biden à Casa Branca, que encerrou o programa para se concentrar na campanha de imunização.

Veja também

Governo processa 17 planos de saúde por cancelamentos unilaterais
Planos de saúde

Governo processa 17 planos de saúde por cancelamentos unilaterais

Município de Paulista realiza, neste sábado (23), dia D de vacinação antirrábica
Folha Pet

Município de Paulista realiza, neste sábado (23), dia D de vacinação antirrábica

Newsletter