Logo Folha de Pernambuco

PETRÓPOLIS (RJ)

Ex-diretores de hospital psiquiátrico denunciados por homicídios culposos e maus-tratos de pacientes

Crimes aconteceram no primeiro semestre de 2023, afirma o Gaeco

 Casa de Saúde Psiquiátrica Santa Monica, em Petrópolis. Ex-diretores de hospital psiquiátrico denunciados por homicídios culposos e maus-tratos de 125 pacientes Casa de Saúde Psiquiátrica Santa Monica, em Petrópolis. Ex-diretores de hospital psiquiátrico denunciados por homicídios culposos e maus-tratos de 125 pacientes - Foto: Google Maps

O Grupo de Atuação Especializada de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (Gaeco/MPRJ) denunciou à Justiça o ex-diretor administrativo e o ex-diretor técnico da Casa de Saúde Psiquiátrica Santa Monica, em Petrópolis, na Região Serrana do Rio.

Os dois respondem por quatro homicídios culposos (quando não há intenção) e maus-tratos de 125 pacientes.

A ação penal é resultado de um Procedimento Investigatório Criminal (PIC) instaurado em janeiro deste ano pelo Gaeco para apurar mortes ocorridas na unidade.

A denúncia contra Alexandre Gonçalves Pessurno, ex-diretor administrativo, e Haroldo Koiti Kurike, ex-diretor técnico, foi recebida pela 1ª Vara Criminal de Petrópolis, no dia 23 de julho.

Os crimes aos quais os denunciados respondem aconteceram no primeiro semestre de 2023, segundo o MPRJ.

De acordo com a denúncia do Gaeco, foi constatado que as mortes dos quatro pacientes psiquiátricos foram causadas por desassistência do hospital.

Segundo a inicial da ação penal, as vítimas estavam expostas a condições precárias e degradadas, com recursos humanos insuficientes e em baixa qualidade de cuidados específicos, inclusive com a falta dos medicamentos mais importantes.

Também foi apontada a falta de dados sobre a comunicações de óbito e providências tomadas após as mortes.

Em fevereiro deste ano, o hospital encerrou as atividades. Foi o último estabelecimento no Estado do Rio a deixar de receber internações, após a desinstitucionalização de pacientes psiquiátricos, principalmente em razão da inadequação do hospital diante da Política de Saúde Mental, pautada pela Lei 10.216/2001.

Veja também

Campanha de Trump, recheada de comentários sexistas
eleições NOS EUA

Campanha de Trump, recheada de comentários sexistas

Sem polícia do Rio, assassinos de Marielle não seriam condenados, diz Cláudio Castro
GOVERNADOR DO RIO

Sem polícia do Rio, assassinos de Marielle não seriam condenados, diz Cláudio Castro

Newsletter