Logo Folha de Pernambuco

TECNOLOGIA

Ex-engenheiro da Nasa e youtuber vai lançar satélite que tira uma selfie sua com a Terra ao fundo

Rober é conhecido no YouTube por vídeos criativos, como os que ele desenvolve do zero equipamentos para combater ladrões de encomendas

Como será tirada a selfie no espaço Como será tirada a selfie no espaço  - Foto: Reprodução

Leia também

• Olimpíada de Matemática do Recife: alunos vencedores viajarão para a sede da Nasa, nos EUA

• Nasa seleciona a SpaceX para lançar drone do tamanho de um carro para a maior lua de Saturno

• Buraco na camada de ozônio diminuiu em 2024, aponta Nasa; saiba quando ele deve se fechar

O ex-engenheiro da Nasa e Youtuber multimilionário Mark Rober anunciou uma nova empreitada espacial em sua carreira. Ele vai lançar um satélite, em parceria com o Google e a operadora T-Mobile, para que seus seguidores tirem selfies diretamente do espaço, com o planeta Terra aparecendo ao fundo.

Rober é conhecido no YouTube por vídeos criativos, como os que ele desenvolve do zero equipamentos para combater ladrões de encomendas, cria a maior pistola de água do mundo ou desenvolve um percurso de obstáculos para esquilos. Mas, agora, o youtuber elevou o investimento e a inovação para construir e lançar um satélite como “pessoa física”.

 

Youtuber Mark Rober Youtuber Mark Rober — Foto: Reprodução

A ideia é que qualquer pessoa possa tirar uma selfie, a partir do espaço, com a sua localização geográfica em plano de fundo. Se o participante disser onde mora ao enviar sua foto, quando o satélite passar por cima dessa localização a selfie será tirada. A pessoa recebe uma notificação para saber exatamente quando a foto vai ser tirada.

Em um vídeo no Youtube, o produtor de conteúdo detalhou todo o processo de pesquisa, desenvolvimento e construção do satélite. O equipamento é baseado nos CubeSats, um tipo de nanosatélite projetado com um formato padronizado, compacto e de baixo custo. Ele é composto por módulos cúbicos de 10x10x10 cm, chamados de "unidades", que podem ser combinados para formar satélites maiores.

Apesar do tamanho reduzido, os CubeSats podem desempenhar funções complexas graças à miniaturização de componentes. No caso de Rober, além dos instrumentos de navegação, localização e comunicação, o satélite conta com dois celulares Google Pixel e duas câmeras que são abertas no espaço.

O satélite deverá ser lançado pela SpaceX em janeiro de 2025 (a bordo da missão Transporter 12), e deverá começar a tirar fotografias selfie alguns meses depois.

Como tirar sua selfie?
Apesar de anunciada como uma experiência gratuita, os seguidores de Rober precisam ser assinantes do CrunchLabs, empresa criada pelo youtuber que se dedica a projetos educacionais e de entretenimento que combinam ciência, engenharia e criatividade para inspirar crianças e adultos a aprenderem de forma divertida. A CrunchLabs é conhecida principalmente por sua assinatura de kits de construção mensais para crianças.

As assinaturas da CrunchLabs geralmente custam entre 25 e 80 dólares, o que equivale a aproximadamente R$ 125 a R$ 400, dependendo da cotação do dólar e da opção de assinatura escolhida.

Clientes da T-Mobile nos Estados Unidos também podem obter um código gratuito através do aplicativo da empresa, assim como os donos de um Google Pixel. Os códigos podem ser resgatados a partir de 3 de dezembro em spaceselfie.com.

Após a validação, o participante será direcionado para fazer o upload da sua selfie e, posteriormente, será avisado quando a sua selfie será tirada.

Veja também

Rio é a cidade com mais serviços públicos certificados pelo Unicef
DIREITOS HUMANOS

Rio é a cidade com mais serviços públicos certificados pelo Unicef

Papa Francisco receberá primeiro "papamóvel" elétrico da Mercedes-Benz
vaticano

Papa Francisco receberá primeiro "papamóvel" elétrico da Mercedes-Benz

Newsletter