Logo Folha de Pernambuco

eua

Ex-presidente Jimmy Carter vota nos EUA

O centenário aproveitou a votação antecipada em seu estado natal, a Geórgia, onde está sob cuidados paliativos

Jimmy CarterJimmy Carter - Foto: Drew Angerer/AFP

Quinze dias após completar 100 anos, o ex-presidente dos Estados Unidos Jimmy Carter emitiu nesta quarta-feira seu voto para a eleição presidencial americana, cumprindo seu desejo de viver o suficiente para apoiar Kamala Harris.

O ex-líder democrata votou pelo correio, de acordo com o Carter Center, organização sem fins lucrativos que ele fundou após deixar a Casa Branca em 1981 para seguir sua visão de diplomacia mundial.

O centenário - que deixou o cargo sob um clima de impopularidade, mas viu sua reputação crescer desde então - aproveitou a votação antecipada em seu estado natal, a Geórgia, onde está sob cuidados paliativos.

Carter havia dito à sua família no início deste ano que viver o suficiente para votar em Kamala e ajudar a derrotar seu rival republicano, Donald Trump, era mais importante para ele do que comemorar seu centenário, segundo o jornal Atlanta Journal-Constitution.

Mais de 420 mil pessoas já votaram desde ontem, quando a votação antecipada começou na Geórgia, de acordo com Gabriel Sterling, funcionário eleitoral do estado, que divulgou os números ao meio-dia. O dia da eleição de fato é 5 de novembro.

Carter, que teve um único mandato, recebe cuidados terminais em sua cidade natal, Plains, na Geórgia, desde fevereiro do ano passado. Ele é o primeiro ex-presidente dos Estados Unidos a atingir a marca dos 100 anos.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter