Ex-presidente Vizcarra é autorizado a se candidatar ao Congresso peruano
Vizcarra, que tinha uma alta popularidade em seus dois anos e meio de governo (2018-2020), foi excluído da disputa em 15 de janeiro pelo órgão eleitoral de Lima
O Júri Nacional de Eleições (JNE) do Peru autorizou, nesta quarta-feira (3), o ex-presidente Martín Vizcarra a se candidatar ao Congresso nas eleições de abril, ao anular uma resolução que o excluía da disputa.
Vizcarra, que tinha uma alta popularidade em seus dois anos e meio de governo (2018-2020), foi excluído da disputa em 15 de janeiro pelo órgão eleitoral de Lima, que argumentou que o ex-presidente não havia mencionado que possuía ações de uma empresa em sua declaração de bens.
Leia também
• Seleção sul-americana da década tem brasileiros, argentinos e um peruano
• Peru volta ao lockdown e proíbe viagens ao Brasil para conter avanço da Covid-19
• ONU aponta uso excessivo da força por polícia do Peru em protestos
Mas o partido Somos Peru (centro-direita), que lançou Vizcarra como candidato ao Congresso por Lima, recorreu e o JNE deu razão a ele ao determinar que o ex-presidente não obteve lucros com essas ações.
"(O JNE) declara fundado o recurso de apelação (...), em consequência [decide] revogar a resolução de 15 de janeiro de 2021 que excluiu Martín Alberto Vizcarra", disse a decisão.