Logo Folha de Pernambuco

política

Ex-presidentes se reúnem com opositor venezuelano González Urrutia no Panamá

A Venezuela está em contagem regressiva para a questionada posse do presidente Nicolás Maduro para um novo mandato, na sexta-feira

O presidente José Raul Mulino (E) recebe uma cópia emoldurada dos resultados das eleições da Venezuela do líder da oposição venezuelana Edmundo Gonzalez Urrutia.O presidente José Raul Mulino (E) recebe uma cópia emoldurada dos resultados das eleições da Venezuela do líder da oposição venezuelana Edmundo Gonzalez Urrutia. - Foto: Arnulfo Franco / AFP

Um grupo de ex-líderes latino-americanos e o presidente panamenho, José Raúl Mulino, reuniram-se nesta quarta-feira (8) no Panamá com o opositor venezuelano Edmundo González Urrutia, dois dias antes da posse presidencial na Venezuela.

A Venezuela, sob vigilância militar e policial nas ruas, está em contagem regressiva para a questionada posse do presidente Nicolás Maduro para um novo mandato, na sexta-feira.

Mulino recebeu pela manhã González Urrutia no Palácio de las Garzas, a casa do governo, depois que o opositor visitou os Estados Unidos, onde na segunda-feira foi recebido pelo presidente Joe Biden.

Antes, ele havia viajado para Argentina e Uruguai.

Após as saudações, Mulino iniciou um encontro privado com o venezuelano, que também pretende se reunir nesta quarta-feira no Panamá com uma dezena de chanceleres latino-americanos, antes de viajar à República Dominicana.

González Urrutia denuncia a reeleição de Maduro como uma fraude e reivindica vitória nas eleições de 28 de julho.

Entre os ex-presidentes estão os mexicanos Vicente Fox e Felipe Calderón, a costarriquenha Laura Chinchilla, o colombiano Andrés Pastrana, o boliviano Jorge Quiroga e os panamenhos Mireya Moscoso e Ernesto Pérez Valladares.

González Urrutia prometeu voltar à Venezuela para "tomar posse" da presidência na sexta-feira, apesar de o ministro do Interior venezuelano, Diosdado Cabello, ter garantido que se ele "pôr um pé na Venezuela, será preso e julgado".

Os ex-presidentes buscam coordenar um avião que os levará à Venezuela junto com o opositor. Na terça-feira, o Parlamento venezuelano declarou como "persona non grata" nove ex-presidentes que apoiam González Urrutia.

Veja também

Embaixador de Venezuela deixa Paraguai após ruptura de relações com Caracas
DIPLOMACIA

Embaixador de Venezuela deixa Paraguai após ruptura de relações com Caracas

Líder da Yakuza se declara culpado de traficar material nuclear
INVESTIGAÇÃO

Líder da Yakuza se declara culpado de traficar material nuclear

Newsletter