Logo Folha de Pernambuco
TECNOLOGIA

'Excesso de regulamentação' da IA 'pode matar uma indústria no auge', diz vice dos EUA

De acordo com J.D. Vance, "criação de regulamentações rígidas sobre remoção de conteúdo e vigilância sobre a chamada desinformação" é injusto

J. D. VanceJ. D. Vance - Foto:

O vice-presidente dos Estados Unidos, J.D. Vance alertou nesta terça-feira que o "excesso de regulamentação" da inteligência artificial (IA) "pode matar uma indústria no auge", durante uma cúpula em Paris dedicada à gestão desta tecnologia.

"Faremos o possível para promover políticas que incentivem o crescimento da IA", disse Vance, que acredita que "os Estados Unidos são líderes em IA" e que o governo de Donald Trump "pretende que continuem sendo".
 

O vice-presidente citou a Lei de Serviços Digitais da União Europeia para criticar a "criação de regulamentações rígidas sobre remoção de conteúdo e vigilância sobre a chamada desinformação", que, segundo ele, impõem um fardo injusto às gigantes tecnológicas americanas.

Enquanto os Estados Unidos e a China competem no campo da IA, o político republicano também alertou a comunidade internacional contra acordos com "regimes autoritários".

"Associar-se a eles significa submeter sua nação a um mestre autoritário que busca se infiltrar, estabelecer-se e assumir o controle de sua infraestrutura de informações", alertou Vance, que deu o exemplo de exportações "altamente subsidiadas", como a tecnologia 5G da China.

Veja também

Newsletter