Vida Plena

Exercícios físicos durante a gestação: combinação precisa de adaptação e acompanhamento profissional

Reduzir a intensidade é a principal recomendação, mas isso pode variar de gestante para gestante

Grávidas podem fazer atividades físicas, desde que haja liberação médica e sejam acompanhadas por profissionais de Educação FísicaGrávidas podem fazer atividades físicas, desde que haja liberação médica e sejam acompanhadas por profissionais de Educação Física - Foto: Ed Machado/Folha de Pernambuco

Quando se fala em bem-estar e promoção de hábitos saudáveis, a atividade física normalmente aparece como uma unanimidade. Mas será que ela continua sendo indicada para uma gestante? De acordo com a ginecologista Altina Castelo Branco, a resposta é sim. 

Exercícios liberados

Respeitando as individualidades biológicas, realizando adaptações nos treinos e atenuando a intensidade, a prática de exercícios físicos é positiva para a mamãe. "Dentre os principais benefícios da atividade física durante a gestação, podemos citar o metabolismo, que apresenta uma melhora na quebra do açúcar, diminuindo os riscos de diabetes e edemas. Além disso, os exercícios auxiliam também na digestão, já que grávidas costumam apresentar quadros de constipação", cita Altina. Para as que desejam fazer um parto normal, os exercícios também ajudam o bebê a encaixar melhor na pelve.

(PODCAST) Canal Saúde - Personal trainer Wal Paes orienta as gestantes sobre exercícios físicos

Folha de Pernambuco · 09.09.21 - Canal Saúde - Personal trainer Wal Paes orienta as gestantes sobre exercícios físicos

Cuidados

Apesar de benéfico, é preciso entender que o momento exige um pouco mais de cautela, sobretudo nos três primeiros meses.

"No início da gestação, a principal recomendação é que a mulher procure por exercícios mais leves. Certamente isso varia de pessoa para pessoa e do tipo de atividade que ela pratica. Por isso que a recomendação é reduzir a intensidade", explica a especialista.

Ainda conforme a ginecologista, as mulheres que não tinham o hábito de se exercitar antes de estarem grávidas podem passar por algumas dificuldades, como o aumento da contração uterina, que pode provocar alguns sangramentos. 

Acompanhamento

A médica Rafaela Brasil já se exercita há sete anos. Em sua segunda gestação, ela é testemunha dos benefícios proporcionados pela atividade. "Um dos lados bons é que controla o peso que a gente costuma adquirir durante a gestação, mas o melhor de tudo é a disposição. Eu me sinto muito mais animada e feliz quando me exercito", diz. "Como faço tudo acompanhada, nunca tive problema. Inclusive é mais fácil, porque minha personal sabe como adaptar", finaliza. 

É por isso que todas as pessoas, sobretudo as grávidas, devem se exercitar sob a supervisão de um profissional de Educação Física. Com experiência no trato de gestantes, a personal Rayane Arruda comenta que a palavra-chave para essa fase é a adaptação. "No começo costuma ser mais delicado, por ser o período de formação fetal, então reduzimos a intensidade. De forma progressiva, vamos evoluindo e aumentando o nível. Já na reta final, o desconforto pode ser maior, já que o corpo muda bastante e isso pode restringir alguns exercícios. O tamanho da barriga vai limitar a amplitude de alguns movimentos, mas tudo é possível adaptar", enfatiza.

Segundo a personal, existem vários tipos de treino, cada um com seus benefícios, e as mamães precisam escolher aquele que proporciona mais bem-estar.

"São indicados exercícios que fortaleçam o assoalho pélvico, pois ajudam a controlar a possibilidade de incontinência urinária e podem ser feitos regularmente", enfatiza Rayane. "É de extrema importância o fortalecimento da musculatura paravertebral, já que com a evolução da gravidez, o centro de gravidade muda e as dores na lombar são constantes. Alongamentos podem contribuir na redução de dores musculares, além da oxigenação muscular, eliminando toxinas e ácido lático. Já os exercícios aeróbicos colaboram com a capacidade cardiorrespiratória e vascular da gestante", complementa.

Veja também

Presidente do Irã diz que pode retomar contato com os EUA, se país voltar ao acordo nuclear
IRÃ

Presidente do Irã diz que pode retomar contato com os EUA, se país voltar ao acordo nuclear

Recife: criminosos invadem casa e matam homem de 41 anos em Jardim São Paulo
investigação

Recife: criminosos invadem casa e matam homem de 41 anos em Jardim São Paulo

Newsletter