Exército do Sudão toma aeroporto de Cartum dos paramilitares
O país está atolado em uma sangrenta guerra civil desde abril de 2023
O Exército sudanês tomou o aeroporto de Cartum dos paramilitares das Forças de Apoio Rápido (FAR) nesta quarta-feira (26) e o "protegeu completamente", disse uma fonte militar à AFP.
De acordo com a fonte militar, que pediu anonimato, as tropas do Exército também "cercaram a área estratégica de Jebel Awliya", o último grande reduto mantido pelas FAR na região de Cartum, "pelo norte, sul e leste".
Leia também
• 'Houve tentativa de golpe de estado violentíssimo', diz Moraes
• Crimes de 8/1 'foram gravíssimos, não foi um passeio no parque', diz Moraes
• Broncoespasmo e cirurgia arriscada: Médico revela como equipe enfrentou dois riscos de morte do Papa
O Sudão está atolado em uma sangrenta guerra civil desde abril de 2023, um conflito que já deixou dezenas de milhares de mortos, de acordo com a ONU.
O confronto envolve o Exército, liderado pelo general Abdel Fatah al-Burhan, e os paramilitares das FAR liderados por seu ex-adjunto, general Mohamed Hamdan Daglo.
As Forças Armadas sudanesas lançaram uma "operação de limpeza" para expulsar os paramilitares da capital, após retomarem o palácio presidencial na sexta-feira.
As FAR têm mobilizado combatentes dentro do aeroporto, localizado a leste deste bairro governamental e comercial do centro de Cartum, desde o início da guerra.
O Exército também assumiu o controle de ambas as extremidades da ponte Manshiya, em Cartum, nesta quarta-feira, deixando para as FAR apenas a ponte Jebel Awliya para que se retirassem da área.
Em quase dois anos de guerra, o conflito matou milhares de pessoas e forçou mais de 12 milhões a fugir de suas casas.