Logo Folha de Pernambuco

guerra

Exército russo avançou 478 km² na Ucrânia em outubro

Desde o início da guerra em 24 de fevereiro de 2022, a Rússia tomou 67.192 km² do território ucraniano

Tanques da 33ª brigada mecanizada separada das Forças Terrestres UcranianasTanques da 33ª brigada mecanizada separada das Forças Terrestres Ucranianas - Foto: Genya Savilov / AFP

O Exército russo avançou 478 quilômetros quadrados no território ucraniano desde o início de outubro, sua maior conquista no terreno em um mês desde março de 2022, segundo dados do Instituto para Estudos de Guerra (ISW, na sigla em inglês) verificados pela AFP nesta segunda-feira (28).

Até 27 de outubro, as forças russas haviam conquistado mais territórios do que em agosto e setembro (477 e 459 km²), meses marcados por movimentações significativas na linha de frente, sobretudo no leste ucraniano em torno da cidade de Pokrovsk.

A região de Donetsk, onde está localizado um importante centro logístico, representa dois terços dos avanços russos em outubro (324 km²), o que ilustra as dificuldades enfrentadas pelas forças ucranianas no leste de seu país face a um Exército russo mais numeroso e melhor armado.

Desde o início da guerra em 24 de fevereiro de 2022, a Rússia tomou 67.192 km² do território ucraniano, de acordo com dados de 27 de outubro.

Com a Crimeia, anexada em 2014, e os territórios do Donbass controlados pelos separatistas anteriormente à ofensiva russa, Moscou controla agora cerca de 18,2% do território da Ucrânia.

Os cálculos da AFP baseiam-se nos registros fornecidos diariamente pelo ISW, que utiliza informações públicas divulgadas por ambos os lados, além da análise de imagens de satélite.

Veja também

Pinguim de penas negras é encontrado em ilha no sul do Atlântico; entenda mutação genética rara
ILHA GEÓRGIA DO SUL

Pinguim de penas negras é encontrado em ilha no sul do Atlântico; entenda mutação genética rara

O que se sabe sobre o novo míssil balístico russo Oreshnik, usado em ataque na Ucrânia

O que se sabe sobre o novo míssil balístico russo Oreshnik, usado em ataque na Ucrânia

Newsletter