Logo Folha de Pernambuco

Guerra

Exército russo reivindica conquista de outra cidade no leste da Ucrânia

As dificuldades de Kiev são agravadas pela falta de defesas aéreas

Recente bombardeio russo na Ucrânia, que deixou vários mortos e feridosRecente bombardeio russo na Ucrânia, que deixou vários mortos e feridos - Foto: Genya Savilov/AFP

O Exército russo assumiu, neste domingo (5), a responsabilidade pela captura de mais uma cidade no leste da Ucrânia, onde as tropas de Moscou estão na ofensiva e registraram vários avanços nos últimos meses.

O Ministério da Defesa russo afirmou em um comunicado que os seus soldados "libertaram completamente" a aldeia de Ocherétine, localizada a noroeste da cidade de Avdiivka, que caiu em fevereiro.

A Rússia está na ofensiva desde o fracasso do grande contra-ataque lançado pela Ucrânia em meados de 2023, beneficiada do desgaste do exército de Kiev, que tem dificuldade em recrutar novos soldados para repelir a ofensiva russa iniciada em fevereiro de 2022.

A retoma da ajuda militar dos EUA, após a aprovação, no final de abril, de um pacote de 61 bilhões de dólares para Kiev, deverá permitir à Ucrânia consolidar as suas forças e tentar estabilizar o front, especialmente no leste.

As dificuldades de Kiev são agravadas pela falta de defesas aéreas, o que permitiu aos russos bombardear infraestruturas essenciais, especialmente a rede elétrica e as linhas ferroviárias.

O comandante-chefe do exército ucraniano, Oleksander Sirski, admitiu recentemente que a situação no front se “deteriorou”.

A Ucrânia teme agora que a Rússia lance uma ofensiva ainda mais poderosa nas próximas semanas.

Veja também

Newsletter