Logo Folha de Pernambuco

Pandemia

Expectativa de vida registra queda de quase dois anos na Rússia por pandemia

As informações são do ministério da saúde do país

Vacina Sputnik V em Moscou, na RússiaVacina Sputnik V em Moscou, na Rússia - Foto: Kirill KUDRYAVTSEV / AFP

A expectativa de vida dos russos caiu quase dois anos em 2020 devido à pandemia da Covid-19, de acordo com as estatísticas do ministério da Saúde.

Desde 2003, este indicador aumentou progressivamente até alcançar 73,3 anos em 2019, antes da queda brusca a 71,5 anos entre janeiro e dezembro de 2020. 

O ministério explica que a diminuição é explicada por um excesso de mortes provocadas pela Covid-19, que representa um dos maiores desafios do sistema de saúde russo.

Em meados de abril, o ministro da Saúde, Mikhai Murashko, admitiu que a pandemia teve "consequências demográficas negativas" e provocou uma redução da expectativa de vida. 

 

Na semana passada, o presidente Vladimir Putin fixou a meta de alcançar uma expectativa de vida de 78 anos até 2030, ao mesmo tempo que descreveu a situação demográfica do país como "alarmante". 

O ministério da Saúde também confirmou que em 2020 o país registrou um aumento da mortalidade de 17,9% na comparação com o ano anterior.

O governo russo é acusado de minimizar as consequências da epidemia, contabilizando apenas as mortes que têm como causa principal, confirmada por autopsia, o coronavírus.

Em fevereiro, a agência estatística russa, Rosstat, informou que o país teve mais de 224.000 mortes relacionadas com o vírus, enquanto o governo registra oficialmente apenas 108.588 óbitos por Covid-19.

Veja também

É "incerto" se a COP29 terá sucesso, diz comissário europeu
cop29

É "incerto" se a COP29 terá sucesso, diz comissário europeu

Homem de 25 anos acorda momentos antes de ser cremado na Índia
ERRO

Homem de 25 anos acorda momentos antes de ser cremado na Índia

Newsletter