Logo Folha de Pernambuco

Explosão

Explosão na ponte entre Canadá e EUA causa fechamento de postos fronteiriços

Duas pessoas morreram na explosão do veículo, de acordo com a imprensa americana

Foto: GEOFF ROBINS AFP

Os postos fronteiriços entre os Estados Unidos e o Canadá, próximos às Cataratas do Niágara, foram fechados nesta quarta-feira (22), enquanto a explosão de um veículo na ponte Rainbow é investigada, informaram as autoridades locais e estaduais.

Duas pessoas morreram na explosão do veículo, de acordo com a imprensa americana, que cita as autoridades. Até o momento, as identidades das vítimas são desconhecidas.

A causa do incidente não foi clara imediatamente, mas a governadora de Nova York, Kathy Hochul, afirmou que a polícia estadual e a Força-Tarefa Conjunta contra o Terrorismo do FBI estavam monitorando todos os pontos de entrada no estado.

Segundo a imprensa americana, citando fontes de segurança, duas pessoas não estavam em veículo que tinha acabamento de passagem pelo controle de fronteira e foi selecionado para uma segunda verificação.

Nesse momento, o carro acelerou, colidindo com uma barreira e explodiu, conforme relatado por essas fontes, que disseram desconhecer, até o momento, a origem da explosão.

“Estou indo para Buffalo para me reunir com as forças da ordem e as equipes de emergência, e informarei aos novos-iorquinos quando tivermos mais informações”, publicou Hochul nas redes sociais.

O primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, afirmou que se trata de uma “situação muito grave”. Pouco antes, o ministro do Serviço Público do Canadá, Dominic Leblanc, havia dito à imprensa que seu governo estava tratando o caso "com extrema seriedade" e estava em contato próximo com as autoridades americanas.

Algumas testemunhas relataram ter ouvido um barulho ensurdecedor e visto uma longa coluna de fumaça perto do controle de fronteira.

Ivan Vitalii, um visitante ucraniano, declarou ao jornal Niagara Gazette que ele e um amigo estavam em uma loja próxima do lado americano da fronteira quando viram um carro sair de um estacionamento em direção à ponte. "Ouvimos algo batendo", disse. "Vimos fogo e uma grande nuvem de fumaça negra."

Ron Rienas, da Autoridade de Pontes Públicas de Buffalo e Fort Erie, afirmou à ABC News que as quatro pontes que conectam os dois países sobre o rio Niágara foram fechadas.

Imagens postadas nas redes sociais, não verificadas pela AFP, mostraram colunas de fumaça negra subindo de uma grande conflagração na área de segmentos.

Veja também

Bala perdida atinge condomínio onde mora o governador Cláudio Castro, no Rio
RIO DE JANEIRO

Bala perdida atinge condomínio onde mora o governador Cláudio Castro, no Rio

Mpox: autoridades de saúde do Canadá confirmam 1º caso de nova forma da doença no país
AMÉRICA DO NORTE

Mpox: autoridades de saúde do Canadá confirmam 1º caso de nova forma da doença no país

Newsletter