RECIFE

Expresso Cidadão inaugura sala especializada para atendimento de Crianças com TEA

Programa prioriza o acolhimento e acessibilidade no processo de emissão da Carteira de Identidade

Atendimento especializado para crianças com Transtorno do Espectro AutistaAtendimento especializado para crianças com Transtorno do Espectro Autista - Foto: Divulgação

O Programa Expresso Cidadão, da Secretaria de Administração do Estado (Sad), implantou uma sala especializada para o atendimento de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) durante a emissão da Carteira de Identidade.

A primeira unidade a receber a iniciativa foi o Expresso Cidadão Pina, funcionando desde o início de janeiro. 

A iniciativa promove o acesso à cidadania por meio de um ambiente equipado e decorado de maneira lúdica, proporcionando maior acolhimento ao público infantil com TEA. 

Além de abafadores de ruído, disponibilizados para crianças com sensibilidade auditiva enquanto aguardam o início do procedimento, também é ofertado crachás com cordão que traz a simbologia do TEA para auxiliar a equipe do Expresso a identificar e prestar o suporte necessário à pessoa que receberá o atendimento.

Nas salas especializadas, brinquedos, livros, tapete e decoração própria, estão à disposição para as crianças, criando um ambiente que minimiza estímulos visuais externos e oferece conforto durante o processo de emissão do documento.

Além das mudanças na infraestrutura, os atendentes do Expresso Cidadão receberam treinamento para oferecer acolhimento adequado às crianças com TEA e seus acompanhantes. 

Foi elaborada uma Cartilha de Apoio para Atendimento Especializado para explicar, de forma lúdica, todas as etapas do atendimento (coleta de digitais, fotografia e assinatura) para proporcionar uma experiência mais agradável ao público infantil.

A Cartilha está disponível na recepção da unidade do Expresso Cidadão.

Expansão e Abrangência Etária
A sala especializada, segundo a SAd será expandida para outras unidades do Expresso Cidadão, localizadas no bairro da Boa Vista (Recife) e nos municípios de Olinda, Vitória de Santo Antão, Caruaru, Garanhuns, Salgueiro e Petrolina. 

Apesar de direcionada ao público infantil, pessoas de outras faixas etárias com Transtorno do Espectro Autista também podem solicitar esse atendimento específico.

Como Solicitar o Atendimento Especializado
Para usufruir do serviço, o usuário ou seu responsável deve realizar o agendamento no portal www.pecidadao.pe.gov.br.

No dia do procedimento agendado, basta chegar no horário marcado e sinalizar na recepção que deseja ser atendido na sala especializada.

Não é necessário apresentar laudo. Feito isso, o usuário deve se dirigir à área de espera para aguardar o atendimento no espaço preparado para crianças com TEA.
 

Veja também

Julgamento de acusado de drogar mulher para que outros homens a estuprassem é novamente adiado
Justiça

Julgamento de acusado de drogar mulher para que outros homens a estuprassem é novamente adiado

Picada de aranha infectada com bactéria "comedora de carne" deixa buraco na barriga de britânico
Saúde

Picada de aranha infectada com bactéria "comedora de carne" deixa buraco na barriga de britânico

Newsletter