bairro do recife

Fragata "Constituição" da Esquadra Brasileira atrai visitantes, no Porto do Recife

Embarcação chegou ao Recife na última quinta-feira (18), pela operação "Aspirantex 2024" e tem o objetivo de colocar em prática treinamentos de guerra,

F42F42 - Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco

Um atrativo diferente chamou a atenção de quem visita o Bairro do Recife, durante este domingo (21). É a Fragata “Constituição”, componente da Esquadra Brasileira, em visitação aberta e gratuita.

A embarcação chegou ao Recife na última quinta-feira (18), por causa da operação ‘Aspirantex 2024’, que começou no dia 11 de janeiro, e tem o objetivo de colocar em prática treinamentos de guerra, através de diversos exercícios e adestramentos, e preparar 170 aspirantes, que serão futuros oficiais da Marinha do Brasil, para a vida no mar.

Eduarda Albuquerque levou o filho para conhecer a F42Eduarda Albuquerque levou o filho para conhecer a F42 | Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco

O F42 tem capacidade para 273 militares e serve para fazer escolta a comboios em outras unidades, protegendo contra ameaças aéreas, de outras embarcações e até mesmo de submarinos. Ele foi incorporado à Marinha em 1978 e modernizado em 2000.

A pausa no Recife também se dá para abastecimento do navio e possíveis reparos técnicos. A nomenclatura ‘fragata’ se dá a navios medianos e binômios, pelo fato de ser um navio e aeronave orgânica, por ser, também, porta-avião.

A embarcação veio do Porto Sede, no Rio de Janeiro, e zarpa do Recife nesta segunda-feira (22), com destino ao Porto de Maceió, nas Alagoas. A previsão de chegada é para a sexta-feira (26).

A advogada Eduarda Albuquerque, de 32 anos, não perdeu tempo e levou o filho, Carlos Eduardo, de 2 anos, para conhecer a fragata que é importante para a história da Marinha Brasileira.

“Viemos para conhecer e ter uma experiência diferente. Talvez, esta seja uma oportunidade única em tanto tempo. Isso é cultura. Ele [o Carlos Eduardo] está numa expectativa enorme. É uma criança que está ansiosa para ver o navio”, destacou.

Fabio Vilasboas e famíliaFabio Vilasboas foi com a família conhecer a Fragata da Esquadra Brasileira | Foto: Arthur Mota

Quem também levou a família para conhecer o navio de três andares foi o fiscal Fábio Vilas Boas, de 38 anos. Junto à esposa e os dois filhos, ele tirou fotos e conheceu cada detalhe da embarcação.

“É uma sensação maravilhosa, e fazer um passeio no Recife com a família é diferente, porque a gente conhece um pouco da Marinha brasileira é muito legal para a família”, disse ele, que passou 40 minutos aguardando para entrar na fragata.

Segundo a Capitania dos Portos, existe a previsão para que outros navios da Marinha atraquem no Porto do Recife, no primeiro semestre deste ano.
 

Veja também

Projeto de inclusão do IFPE conquista 1º lugar estadual do Prêmio IEL de Talentos
Inclusão

Projeto de inclusão do IFPE conquista 1º lugar estadual do Prêmio IEL de Talentos

Israel confirma morte de dois soldados em combates perto da fronteira com o Líbano
ORIENTE MÉDIO

Israel confirma morte de dois soldados em combates perto da fronteira com o Líbano

Newsletter