FAB fará 15 voos para buscar brasileiros em Israel, prevê Itamaraty
Primeira leva de cidadãos nacionais decolará para o Brasil na terça-feira à tarde
O governo estima que serão necessários 15 voos da Força Aérea Brasileira (FAB) para trazer de volta os brasileiros que querem sair de Israel e outros países do Oriente Médio devido ao conflito entre israelenses e o grupo palestino Hamas.
Leia também
• Para deixar Israel, 1,7 mil brasileiros procuram ajuda da embaixada
• Presidente turco alerta Israel contra ataque 'indiscriminado' a Gaza
• "Militares, crianças e avós": O que se sabe sobre os sequestrados pelo Hamas em Israel
Segundo o embaixador do Brasil em Israel, Frerico Meyer, o primeiro avião da FAB enviado para a região aterrissará às 14h e decolará às 17h30 da terça-feira (10), para voltar ao Brasil. A autorização das autoridades israelenses já foi concedida.
Até o momento, 1.744 cidadãos nacionais esperam ser repatriados. Do total de inscritos, 73,2% não têm cidadania israelense e 55,4% são turistas. Continuam desaparecidos três brasileiros desde os ataques de sábado (7).
"A embaixada tem mantido contato com familiares, amigos e autoridades locais, caso haja novidades", disse o embaixador.
Os brasileiros incluídos nas listas de repatriação serão contatados por telefone. Pontos de encontros foram determinados em Tel Aviv e em Jerusalém, para que todos sejam transportados por ônibus organizado pela embaixada.
O primeiro avião da FAB que será usado para repatriar os brasileiros que querem sair de Israel pousou em Roma na manhã desta segunda-feira (9). A aeronave KC-30 pousou em Roma, após um voo de nove horas que saiu de Natal (RN).