OPERAÇÃO

FAB resgata ucraniano na costa do Recife que estava em alto mar com suspeita de apendicite

Paciente foi içado às 6h30 da manhã e assistido pela equipe de resgate junto com a equipe médica a bordo da aeronave de resgate

Para a missão, foi utilizada uma aeronave H-36 CaracalPara a missão, foi utilizada uma aeronave H-36 Caracal - Foto: Divulgação / FAB

A Força Aérea Brasileira (FAB) realizou uma Evacuação Aeromédica em uma embarcação que estava a 100 Milhas Náuticas do leste do Recife. A operação aconteceu na manhã desta terça-feira (16), por meio do Sistema de Busca e Salvamento Aeronáutico Brasileiro (Salvaero) do Recife. 

O paciente era um tripulante ucraniano que estava há 3 dias com fortes dores abdominais, febre e suspeita de apendicite. Para a missão, o Comando de Operações Aeroespaciais disponibilizou uma aeronave H-36 Caracal, empregada pelo Primeiro Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (1º/8º GAV) - Esquadrão Falcão.

O helicóptero escolhido possui sistemas avançados de navegação, comunicação e proteção, sendo capaz de operar em ambientes desafiadores.

O H-36 Caracal estava em Recife e foi requerido pelo Salvaero para atender o pedido de socorro do petroleiro saudita que fazia a rota de Ras Tanura, na Arábia Saudita, para o Golfo dos Estados Unidos.

RESGATE
O paciente foi içado às 6h30 da manhã e assistido pela equipe de resgate junto com a equipe médica a bordo da aeronave. O homem, em condição estável, foi entregue aos cuidados da equipe de saúde do Aeroporto Internacional do Recife, sendo deslocado de ambulância ao Hospital Jayme da Fonte, na capital pernambucana.

O Comandante da aeronave, Capitão Aviador Alan Dickson Brito de Medeiros, explica que, em missões de evacuação aeromédica, recuperar a vítima o mais rápido possível faz a diferença entre a vida e a morte.

"Pessoalmente, penso que trabalhar na salvaguarda da vida humana é um privilégio, do qual podemos participar, nas asas da FAB, através do Esquadrão Falcão. Para a população brasileira, esse tipo de missão representa a esperança do acolhimento na hora do acidente. No cenário internacional, projeta o país como nação capaz e honrosa de seus compromissos internacionais", ressalta.

NOTA DA MARINHA DO BRASIL
A Marinha do Brasil informa que coordenou, na manhã de hoje (16), a Evacuação Aeromédica (EVAM) do pescador, Sr. Denys Novikov, tripulante da embarcação “RIMTHAN”, de bandeira da Arábia Saudita, a 302 milhas náuticas - equivalente a 360 quilômetros - de Recife-PE.

O tripulante apresentou quadro de suspeita de apendicite aguda. A vítima foi encaminhada para um Hospital em Recife-PE para acompanhamento médico. A Operação de Busca e Salvamento foi coordenada pelo SALVAMAR NORDESTE, que acionou o SALVAERO RECIFE para prestar apoio à evacuação do enfermo por meio da aeronave H-36 Caracal do Primeiro Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (1°/8°
GAV) – Esquadrão Falcão.

Veja também

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela
Venezuela

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios
Queimadas

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios

Newsletter