Ação

Fábio Silva participa do lançamento do Movimento Pacto Contra a Fome, em São Paulo

Movimento criado pela sociedade civil busca reduzir o desperdício de alimentos no país e prevê, até 2030, que nenhuma pessoa passe fome

O presidente da Central Única das Favelas (CUFA), Preto Zezé, o colunista da Folha de Pernambuco, Fábio Silva, e Abílio DinizO presidente da Central Única das Favelas (CUFA), Preto Zezé, o colunista da Folha de Pernambuco, Fábio Silva, e Abílio Diniz - Foto: Cortesia

Políticos e autoridades nacionais participaram, nesta terça-feira (23), do lançamento do Movimento Pacto Contra a Fome, ação promovida pela sociedade civil, em São Paulo, na manhã desta terça-feira (23).

O colunista da Folha de Pernambuco e idealizador da plataforma Transforma Brasil, Fabio Silva, estava presente no evento.  Ministros do governo Lula (PT), como Wellington Dias (Desenvolvimento social) e Simone Tebet (Planejamento); o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) e o prefeito da capital, Ricardo Nunes (MDB) também estiveram no lançamento. 

Pacto Contra a Fome

 

Desde o início da pandemia, a fome cresce no Brasil, com 33 milhões de pessoas no nível mais grave de insegurança alimentar, de acordo com dados de 2022. O movimento tem como finalidade reduzir o desperdício de alimentos no país e entre suas metas está o objetivo de que nenhuma pessoa passe fome no país até 2030. A segunda meta é que, até 2040, todas as pessoas se alimentem bem.

A iniciativa também conta com a campanha “Com Fome Não Dá” que será veiculada nacionalmente, com a participação de personalidades de diferentes setores, como: Criolo, Ivete Sangalo, Formiga, Marcelo Adnet, Ana Maria Braga, Pequena Lo, Naiara Azevedo e Ivan Baron.

O lançamento também contou com a apresentação do Prêmio Pacto Contra a Fome, que quer dar visibilidade e reconhecer iniciativas que ajudem no combate a fome e na luta contra o desperdício de alimentos, em cooperação com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO). 

Para participar, é necessário cadastrar o projeto em questão de 23 de maio até 10 de julho. O anúncio das seis iniciativas vencedoras será feito em outubro e os ganhadores receberão R$ 100 mil cada.

Veja também

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela
Venezuela

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios
Queimadas

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios

Newsletter