acidente aéreo

Fabricado pelos EUA, helicóptero que caiu com Ebrahim Raisi não tinha peças de reposição há décadas

Integrantes das forças iranianas precisavam usar engenharia reversa e peças chinesas para manter aeronaves fabricadas nos Estados Unidos voando

Decolagem do helicóptero antes do acidenteDecolagem do helicóptero antes do acidente - Foto: Ali Hamed HAGHDOUST/IRNA/AFP

A queda do helicóptero em que estava a bordo o presidente do Irã, Ebrahim Raisi, neste domingo (19), levantou suspeitas sobre a idade do Bell 212 e as condições de manutenção da aeronave. O Modelo de asas rotativas foi fabricado pela empresa Bell, dos Estados Unidos, e a imprensa local especula que a aeronave não recebia peças sobressalentes para manutenção desde 1986.

Segundo um piloto de helicóptero da Força Aérea Brasileira ouvido pelo Globo, o país enfrentava condições precárias para manter as aeronaves com origem nos EUA, e precisavam usar engenharia reversa e peças chinesas para manter os helicópteros voando.

"O Irã pode ter adquirido peças originais no mercado paralelo, mas é muito mais provável que tenha comprado peças similares de mercados aliados como o chinês ou fabricado no próprio país, sem o controle de qualidade devido" afirmou a fonte.

Qual era o helicóptero do presidente do Irã?
O Bell 212 entrou em serviço em 1968, e na década seguinte o Irã comprou diversas unidades do equipamento, quando Mohammad Reza Pahlavi comandava o país e ainda tinha relações próximas com os Estados Unidos. Mas, a partir da Revolução Islâmica de 1979 — que derrubou a monarquia — e as sanções aplicadas pelos Estados Unidos, o país passou a enfrentar dificuldades para encontrar peças para helicópteros, caças e outros jatos com tecnologia dos EUA que ainda eram usados pelo Irã.

Algumas das aeronaves adquiridas no início da década de 1970, como os caças F-4 Phantom e F-14, são outros exemplos de modelos norte-americanos que ainda estão em serviço no Irã. Ao longo dos anos, a frota de máquinas fabricadas nos EUA foi diminuindo, enquanto o país criava estratégias para manter parte dos equipamentos.

Em 1986, teria ocorrido a última negociação secreta entre o Irã e os EUA, quando os países teriam trocado peças sobressalentes por reféns detidos por grupos apoiados pelo Irã no Líbano. Apesar disso, o país árabe passou a contar com uma rede de contrabandistas, especialistas para fazer engenharia reversa nas máquinas e cópias feitas por indústrias chinesas.

Polícia da Espanha impediu importação de helicópteros
Em 2011, a Polícia da Espanha impediu a importação e confiscou nove helicópteros de transporte Bell e peças sobressalentes, e prendeu cinco empresários espanhóis suspeitos de tentar exportar ilegalmente os materiais apreendidos para o Irã.

Na época, o então ministro do Interior espanhol Alfredo Perez Rubalcaba disse que os helicópteros eram destinados ao Irã, e que estavam armazenados em galpões industriais em Barcelona e Madrid, após serem comprados por Israel.

A exportação dos helicópteros e peças sobressalentes, avaliados em US$ 140 milhões há 13 anos, era proibida pelas União Europeia após as sanções estabelecidas pelos EUA.

Conheça o modelo
O Bell 212 é a versão civil do helicóptero militar "UH-1N", segundo a Força Aérea americana, conhecido como "Twin Huey" e fabricado entre 1968 e 1978. Os UH-1N, bimotores, atuaram na Guerra do Vietnã, assim como o seu antecessor UH-1 Huey, monomotor —e que aparece em filmes como "Apocalypse Now" (1979) e "Rambo 2" (1985)

A Bell Helicopter anuncia a versão mais recente, o Subaru Bell 412, para uso policial, transporte médico, transporte de tropas, indústria de energia e combate a incêndios. De acordo com os documentos de certificação de tipo da Agência de Segurança da Aviação da União Europeia, pode transportar 15 pessoas, incluindo a tripulação.

As organizações não militares que pilotam o Bell 212 incluem a Guarda Costeira do Japão; agências de aplicação da lei e bombeiros nos Estados Unidos; a polícia nacional da Tailândia; e muitos outros. Não está claro quantos governos do Irã operam, mas sua Força Aérea e Marinha têm um total de 10, de acordo com o diretório 2024 das Forças Aéreas Mundiais da FlightGlobal.

O acidente
O helicóptero que transportava o presidente caiu em uma parte remota do país, de acordo com a mídia estatal iraniana, e foi necessária uma grande operação de busca e resgate em meio ao mau tempo e neblina espessa.

Foram pelo menos 12 horas de trabalho para finalizar o resgate: condições climáticas desfavoráveis, incluindo uma neblina espessa, e previsões de "frio severo" e mais chuva, no entanto, dificultam os esforços na região.

Mais cedo, a agência de notícias oficial IRNA havia afirmado que a ocorrência seria um "pouso forçado", mas posteriormente uma autoridade reconheceu à agência Reuters que a vida de Raisi estava "em risco" após a "queda" em uma região de montanha perto da fronteira com o Azerbaijão.

Quem era Raisi
Acusado por muitos iranianos e ativistas de direitos humanos de ter um papel em execuções em massa de prisioneiros políticos nos anos de 1980, Raisi nasceu em 1960 em Mashhad — segunda maior cidade do Irã, na região nordeste, e lar do santuário xiita mais sagrado do país — e perdeu o pai, que era clérigo, quando tinha apenas cinco anos.

Aos 15, Raisi, seguiu os passos do genitor e entrou em um seminário na cidade sagrada de Qom. Enquanto era estudante, participou de protestos contra o Xá apoiado pelo Ocidente, que acabou por ser deposto em 1979 na Revolução Islâmica liderada pelo aiatolá Ruhollah Khomeini, depois da qual ingressou no Judiciário e ascendeu cedo a cargos importantes enquanto era treinado pelo aiatolá Ali Khamenei, que se tornou presidente do Irã em 1981.

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