Logo Folha de Pernambuco

medicamento

"Face Ozempic": por que o uso estético do remédio murcha o rosto e o bumbum?

Usuários vão às redes sociais para relatar os efeitos colaterais percebidos com a utilização prolongada do fármaco

Medicamento OzempicMedicamento Ozempic - Foto: Joel Saget/Getty Images/AFP

Se o corpo rejuvenesce, com o rosto, o efeito, por vezes, é o contrário. O problema ganhou até nome, segundo o New York Times, cunhado pelo dermatologista americano Paul Jarrod Frank: face de Ozempic, em alusão ao mais conhecido desses medicamentos.

No Brasil e no mundo, a hashtag #ozempicface acumula dezenas de milhões de visualizações, seguidores e postagens em redes sociais — já se aproximam de cem milhões só no Tik Tok.

Famosos e anônimos unidos pela mesma cara. E o problema nada tem a ver com o Ozempic nem algum dos outros remédios propriamente ditos.

Por que a "face Ozempic" aparece?
Isso acontece porque a semaglutida, substância ativa presente no Ozempic, leva a uma perda de peso expressiva e rápida — em alguns casos cerca de 10% do peso corporal. Os primeiros resultados, muitas vezes, já podem ser observados em cerca de uma semana. Desta forma, ao perder gordura muito rapidamente, a gordura subcutânea, responsável por dar uma aparência de rosto "levantado", também é perdida e causa a impressão de "face caída".

Quanto mais velha a pessoa, pior será o efeito no rosto. A cor da pele também influencia. Pessoas negras têm mais gordura subcutânea na pele e são menos afetadas.

Bumbum e dedos também mudam
Assim como no rosto, a perda de gordura no ritmo acelerado se dá a perda de massa nos glúteos. Contudo, a aparência flácida junto com a perda de massa local nos glúteos também depende da idade, quantos quilos foram perdidos e também da elasticidade da pele. Ou seja, quanto maior o percentual de gordura a pessoa perder, maior tende a ser o efeito de "bumbum caído".

Outro efeito relatado é o “dedo de Ozempic”. Usuários do medicamento reclamam que estão perdendo anéis, pulseiras e braceletes por conta de suas mãos e pulsos mais magros. A resposta para isso tem a mesma explicação sobre o que acontece com o bumbum e a face.

A Novo Nordisk, famarcêutica responsável pelo fármaco, afirmou em nota que eles "não são considerados efeitos adversos" por não serem relacionados ao fármaco, mas sim ao emagrecimento, "tratando-se de consequência natural da perda de peso, como a que ocorre em qualquer tipo de tratamento, até mesmo com a cirurgia bariátrica''.

Ozempic não é aprovado para emagrecimento no Brasil
O Ozempic, medicamento aprovado para o tratamento do diabetes tipo 2, se popularizou nos últimos meses após estudos e relatos de usuários associarem o uso do remédio à perda de peso. O princípio ativo do Ozempic é a semaglutida, uma forma sintética do hormônio GLP-1, que promove a saciedade. Por conta deste mecanismo, ele ajuda a emagrecer.

No entanto, este medicamento não tem indicação na bula para o tratamento da obesidade. Ele foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para o tratamento de diabetes tipo 2.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter