Logo Folha de Pernambuco

DECISÃO

Facebook remove vídeo de Trump por violar regras de desinformação sobre pandemia

No vídeo, presidente dos EUA afirma que as crianças são "quase imunes" ao novo coronavírus.

Donald Trump, presidente dos EUADonald Trump, presidente dos EUA - Foto: Pool / Getty Images North America / Getty Images via AFP

O Facebook confirmou, nessa quarta-feira (5), ter removido da página do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, um vídeo considerado "desinformação prejudicial" sobre a pandemia de Covid-19.

Trata-se de uma entrevista para a emissora Fox News em que Trump afirma que as crianças são "quase imunes" ao novo coronavírus. "O vídeo inclui afirmações falsas de que um grupo de pessoas é imune à doença, o que representa uma violação das nossas políticas sobre desinformação", informou um porta-voz do Facebook à AFP.

Esta é a primeira vez que a rede social remove uma publicação da página do presidente por "desinformação", embora tenha excluído uma publicação da página de sua campanha eleitoral por usar um símbolo nazista.

O Facebook removeu o vídeo no momento em que enfrenta pressões para evitar a divulgação de informações falsas por um lado e, por outro, é acusado de censurar opiniões. Ao ser consultado sobre a decisão da rede social, durante entrevista coletiva na Casa Branca, Trump defendeu-se: "Falo de ficar gravemente doente. Se você olhar para as crianças, elas podem se livrar do coronavírus muito facilmente."

 

Veja também

Newsletter