Logo Folha de Pernambuco

Atividades

Faculdade Central do Recife oferece atividades práticas de Direito na sede da instituição

Além dos estudantes da casa, alunos de outras instituições de ensino superior também podem participar do evento

Foto: Divulgação/ Facen

A Faculdade Central do Recife (Facen) promove, nos dias 28 e 29 de julho, das 16h às 21h, o evento gratuito “Primeira Semana da Prática Pura do Direito”, que faz parte do projeto “Entra em Pauta na Facen”.  Ao todo, serão disponibilizadas 60 vagas. Das vagas disponíveis, 30 são oferecidas para estudantes de Direito de outras instituições de ensino superior. No final do evento, que será realizado no casarão da faculdade, os alunos ganham uma certificação de atividade acadêmica complementar de 10h pelos dois dias de participação.

“É muito comum a gente ter a teoria e não ter a prática, então o aluno quando faz a faculdade ele sai sem nenhuma prática e fica fora do mercado de trabalho. A faculdade sempre optou em mostrar a prática desde o primeiro período. Então, nessa semana vamos trazer casos reais onde houveram julgamentos, como os “canibais de Garanhuns”, revisitando esse processo, mostrando os laudos, a denúncia e a pronuncia do Ministério Público. O aluno vai, assistido pelos professores, virar o ator principal da atividade e rejulgar esse processo na prática. A gente quer que o aluno saia da faculdade sabendo tudo que vai ter que enfrentar no mercado. Queremos mostrar a prática jurídica, o que o advogado enfrenta, as dificuldades e tirar o professor um pouco da frente da sala de aula e utilizar ele como assistente do aluno”, explica o diretor-geral da Facen, Frederico Belfort.

No primeiro dia do evento, os estudantes irão reabrir o julgamento encenado no filme “Meu Nome não é Johnny”, através da apresentação de novas teses de defesa e acusação, sob a supervisão dos docentes. O júri simulado marca a estreia do Cine Central que, periodicamente, fará análises jurídicas decorrentes de obras cinematográficas relevantes. Já no dia 29, os discentes terão a tarefa de promover a defesa dos acusados de um dos crimes mais chocantes de Pernambuco, os “canibais de Garanhuns”.

“Nossa ideia é implantar no Recife, através da Faculdade Central, um programa de créditos acadêmicos, baseado no que é feito em instituições de ensino superior da Europa. Os estudantes poderão trocar experiências com professores e alunos de outras faculdades, ampliar seus conhecimentos e utilizar esses créditos em horas de atividades acadêmicas complementares, exigidas na graduação”, complementa o diretor.

Os interessados em participar do evento devem entrar em contato com a secretaria acadêmica da Faculdade, através do WhatsApp (81) 9.9418-4000. A Faculdade Central do Recife (Facen) fica localizada na Rua Velha, nº 34, no bairro da Boa Vista, no Recife.

Os Certificados de Atividade Complementar, emitidos pela FACEN, estão de acordo com os termos exigidos pelo Ministério da Educação (MEC), de modo a serem aceitos na Faculdade Central do Recife e em outras Instituições de Ensino Superior (IES).

Veja também

Newsletter