Logo Folha de Pernambuco

Tecnologia

"Fala Norte Nordeste 2024" inicia debate sobre futuro das comunicações no Brasil nesta quarta (27)

Evento teve abertura nesta manhã, com presenças de autoridades do setor de Rádio, TV e tecnologia

Abertura do Fala Norte Nordeste 2024Abertura do Fala Norte Nordeste 2024 - Foto: Arthur Motta/Folha de Pernambuco

Considerado o maior congresso de comunicação das regiões Norte e Nordeste do Brasil, o  "Fala Norte Nordeste Futuremedia Latam 2024" começou nesta quarta (27), no Recife Expo Center, no Cais de Santa Rita, área central da capital pernambucana. O evento, que segue até sexta (29), é organizado pela Associação das Empresas de Rádio e TV de Pernambuco (Asserpe) e tem como tema  "Inteligência Artificial x Capital Humano: o futuro da comunicação", reunindo importantes nomes da radiodifusão e do setor de comunicação do País.

A abertura oficial ocorreu nesta manhã, celebrando também o aniversário de 62 anos da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT), que apoia a organização do evento. Marcaram presença o presidente da Asserpe, Nill Júnior; o presidente da ABERT, Flávio Lara Resende; o diretor-presidente da Empresa Pernambuco de Comunicação (EPC), Fúlvio Wagner; o diretor de Radiodifusão Privada da Secretaria de Comunicação Social Eletrônica do Ministério das Comunicações, Nelson Neto; o superintendente de Outorga e Recursos à Prestação do Ministério das Comunicações, Vinícius Caram; o assessor especial da presidência do Banco do Nordeste, Dilson Peixoto; presidente do Porto Digital, Pierre Lucena; além do deputado federal Pedro Campos (PSB).

"O Fala Norte Nordeste marca a volta dos grandes encontros regionais, voltando ao Recife para debater o futuro dos nossos veículos de rádio e televisão, a imponência deles. Discutir convergência tecnológica, a Inteligência Artificial, a importância do capital humano e TV 3.0 é determinante, celebrando também o aniversário da ABERT", afirmou Nill Júnior. 

Exposições

Ao todo, o evento terá 60 expositores que discutirão soluções e serviços inovadores para a indústria de mídia e entretenimento. O espaço terá também 25 paineis e workshops debatendo sobre assuntos como: "TV 3.0", "A Evolução do Streaming nas Transmissões Esportivas", "IA e o Futuro do Radiojornalismo", "O Mercado Publicitário, IA e Radiodifusão", "Inovação da Produção Remota para o Jornalismo", "Gaming - oportunidades de negócios para produtores de conteúdo", dentre outros temas.

Os workshops oferecerão treinamentos sobre novas tecnologias e práticas empresariais, com sessões programadas entre 10h e 17h.  Já a "Arena Inovação", instalada na área da exposição, promoverá palestras diárias gratuitas de expositores e startups, das 12h às 17h, abordando inovações tecnológicas e soluções emergentes para o setor.

Mais de 70 palestrantes renomados marcaram presença nos três dias de evento, como os jornalistas Roberto Cabrini, Ernesto Paglia, Francisco José , Beatriz Castro, José Raimundo e Natuza Nery, além de gestores como Daniel Queiroz, Presidente da Federação Nacional das Agências de Propaganda (Fenapro) e Marcelo Paz, CEO do Fortaleza.

Histórico

O Fala Norte Nordeste foi criado em 2005. Realizado de forma bianual pelas Associações de Rádio e TV da região, o evento não ocorria desde 2019, um ano antes da pandemia da Covid-19. Neste ano, a expectativa do congresso é reunir duas mil pessoas. 

Veja também

México afirma que EUA daria 'tiro no pé' com tarifa de 25% sobre importações
tarifas

México afirma que EUA daria 'tiro no pé' com tarifa de 25% sobre importações

Dieta alimentar dos dinossauros explica sua supremacia
paleontologia

Dieta alimentar dos dinossauros explica sua supremacia

Newsletter