Logo Folha de Pernambuco

acidente

"Falha técnica" causou queda de helicóptero que matou o presidente do Irã, diz mídia estatal

O acidente não deixou sobreviventes

Presidente do Irã Ebrahim Raisi Presidente do Irã Ebrahim Raisi  - Foto: Iranian Presidency / AFP

As mortes do presidente do Irã, Ebrahim Raisi, do chanceler iraniano e de outros líderes e passageiros do helicóptero neste domingo foi resultante de uma "falha técnica", reportaram os meios de comunicação estatais iranianos. O grupo viajava na fronteira do Irã com o Azerbaijão após a inauguração de um projeto de barragem quando a aeronave caiu em uma área montanhosa perto da cidade de Jolfa. Equipes de busca e resgate vasculharam uma área acidentada de floresta sob chuva e nevoeiro por horas antes de encontrarem o local do acidente. Não houve sobreviventes.
 

O caso deixou o país sem dois líderes influentes num momento particularmente tumultuado, com tensões internacionais e descontentamento doméstico, embora analistas esperem poucas mudanças nas políticas externas ou internas de Teerã. As autoridades iranianas buscaram projetar um senso de ordem e controle. O líder supremo do país, o aiatolá Ali Khamenei, disse que não haveria "disrupção" do trabalho do governo, e nesta segunda-feira afirmou que o primeiro vice-presidente, Mohammad Mokhber, assumiria o papel de presidente interino. Eleições para um novo presidente deverão ocorrer dentro de 50 dias.

Uma procissão funerária pública para o presidente e o ministro das Relações Exteriores será realizada na cidade de Tabriz na manhã de terça-feira, e os corpos serão então levados para Teerã para um funeral oficial, disse o ministro do Interior, Ahmad Vahidi.

A morte do Sr. Raisi, um conservador que suprimiu dissidências e era visto como um possível sucessor do Sr. Khamenei, ocorreu semanas após Teerã ter chegado perto de um conflito aberto com Israel e os Estados Unidos. Uma longa guerra de sombras com Israel veio à tona em uma troca de ataques diretos no mês passado. E pairando sobre tudo está a questão do programa nuclear do Irã. O Irã produziu combustível nuclear enriquecido a um nível apenas abaixo do necessário para produzir várias bombas.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter