Logo Folha de Pernambuco

Recife

Faltando pouco para o Dia das Mães, comércio de rua tem movimento intenso

Desde a manhã desta quinta-feira, ruas dos bairros de São José e Santo Antônio estão lotadas. Consumidor deve pesquisar variação de preços.

Consumidores devem pesquisar bastante antes de comprarConsumidores devem pesquisar bastante antes de comprar - Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco

A três dias do segundo domingo de maio, data dedicada às mães, o comércio do Centro do Recife apresenta movimento muito intenso. Desde a manhã desta quinta-feira (6), pedestres enchem as ruas dos bairros de Santo Antônio e São José, muitos deles sem cumprir, no entanto, as normas sanitárias de distanciamento social e uso de máscara.

Depois de um 2020 praticamente parado, por causa das medidas restritivas adotadas em maio do ano passado, o comércio de rua vê um movimento grande nesta semana. No mercado, são muitas opções de presentes para todos os gostos e de todas as marcas.

Por isso, é importante que o consumidor pesquise bem as ofertas para não ser vítima de preços abusivos.
Em levantamento feito com 23 estabelecimentos do Recife, o Procon Pernambuco identificou que um mesmo produto pode apresentar uma variação de até 401,23% no valor cobrado.

A dona de casa Rafaela Silvestre, 32 anos, sentiu isso na prática. Ela conta ter percebido um aumento expressivo em comparação com o ano passado.

“Como a gente está sempre em casa, eu vim comprar alguns itens para montar uma mesinha. Aí fui comprar uma letra M de led, que, em uma loja, custava R$ 15 e, em outra, R$ 8,50”, afirma.

Depois de passar por várias lojas, Rafaela dá um conselho: “Pesquisem bastante, porque os preços estão muito salgados”.

O secretário estadual de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico, diz que, embora os preços não sejam tabelados, o órgão, que gerencia o Procon, fiscaliza a prática de preços abusivos e busca orientar os consumidores.

“Os comerciantes devem ter sensibilidade, até porque o momento é grave e, se eles exploram no preço, diminui o consumo”, ressalta.

Outro problema verificado nas ruas foi o não cumprimento das normas sanitárias de prevenção à Covid-19, com muitas pessoas aglomeradas e sem máscara. Segundo o secretário, embora os horários tenham sido estendidos, tudo isso será observados pelos fiscais do Procon.

“Nas lojas, tem que se manter um distanciamento de 5 metros entre as pessoas e, nos corredores dos shoppings, 10 metros”, informa.

 

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter