Irã

Família da iraniana Mahsa Amini está impedida de viajar para França para receber o Prémio Sakharov

Prémio para a Liberdade de Consciência 2023 foi atribuído em outubro passado a Mahsa Amini e ao movimento "Mulheres, Vida, Liberdade"

 Manifestante segura um retrato de Mahsa Amini durante uma manifestação em apoio a Amini, uma jovem iraniana que morreu após ser presa em Teerã pela polícia moral da República Islâmica Manifestante segura um retrato de Mahsa Amini durante uma manifestação em apoio a Amini, uma jovem iraniana que morreu após ser presa em Teerã pela polícia moral da República Islâmica - Foto: Ozan Kose/AFP

As autoridades iranianas impediram os pais e o irmão de Mahsa Amini, a jovem curda iraniana que morreu no ano passado no Irã sob custódia policial, de viajar em França para receber o Prêmio Sakharov em seu nome, anunciou o seu advogado à AFP neste sábado (9). ).

"Foram proibidos de embarcar no avião que os levariam a França para receberem o Prémio Sakharov (…) apesar de terem visto" e "os seus passaportes foram confiscados", disse a advogada da família Amini na França, Chirinne Ardakani.

O Prémio Sakharov para a Liberdade de Consciência 2023 foi atribuído em outubro passado a Mahsa Amini e ao movimento "Mulheres, Vida, Liberdade", reprimido de forma sangrenta pelas autoridades iranianas.

A morte de Mahsa Amini em 16 de setembro de 2022, três dias depois de ter sido detida pela polícia por comprovada não usar o véu corretamente, desencadeou uma gigantesca onda de manifestações contra líderes políticos e religiosos iranianos.

A severa repressão destes protestos levou à morte de centenas de pessoas e a milhares de detenções.

“As autoridades iranianas estão mobilizadas mais do que nunca para impedir que as famílias das vítimas falem perante a comunidade internacional”, disse Ardakani.

Veja também

Cientista premiada alerta sobre má utilização de tratamentos contra a obesidade
obesidade

Cientista premiada alerta sobre má utilização de tratamentos contra a obesidade

Projeto de inclusão do IFPE conquista 1º lugar estadual do Prêmio IEL de Talentos
Inclusão

Projeto de inclusão do IFPE conquista 1º lugar estadual do Prêmio IEL de Talentos

Newsletter