Logo Folha de Pernambuco

RECIFE E OLINDA

"Fará um grande trabalho", diz dom Fernando Saburido sobre novo arcebispo de Olinda e Recife

O sacerdote recebeu a imprensa na Cúria Metropolitana, no bairro das Graças, área central do Recife

Dom Fernando Saburido, atual administrador apostólico da Arquidiocese de Olinda e Recife da detalhes sobre a renúncia de sua antiga função de ArcebispoDom Fernando Saburido, atual administrador apostólico da Arquidiocese de Olinda e Recife da detalhes sobre a renúncia de sua antiga função de Arcebispo - Foto: Júnior Soares / Folha de Pernambuco

Após 14 anos, dom Fernando Saburido não é mais arcebispo de Olinda e Recife. A sua renúncia, enviada em junho do ano passado, quando completou 75 anos, foi aceita pelo papa Francisco nesta quarta-feira (14). 

O sacerdote recebeu a imprensa na Cúria Metropolitana, no bairro das Graças, área central do Recife, para falar sobre este momento de transição da Arquidiocese de Olinda e Recife

Emocionado, dom Fernando agradeceu e fez um balanço de seus anos à frente da Arquidiocese, além de falar sobre dom Paulo Jackson, o novo arcebispo nomeado pelo papa, que tomará posse canônica em 13 de agosto.

“Eu fiquei feliz porque aquele que foi nomeado como novo arcebispo é uma pessoa do nosso Regional, alguém que nós conhecemos e amamos, sabemos da sua história”, afirmou dom Fernando Saburido, que também citou que dom Paulo Jackson era um de seus preferidos para assumir a sucessão. 

Durante o período de transição, entre a aceitação da renúncia e a posse do novo arcebispo, dom Fernando assume o título de administrador apostólico, que ocupará até passar o báculo para dom Paulo Jackson, em 13 de agosto. Ainda não foram divulgados horário e local da cerimônia de posse.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A post shared by Folha de Pernambuco (@folhape)

 

Agora arcebispo eleito de Olinda e Recife, dom Paulo Jackson era bispo de Garanhuns, no Agreste de Pernambuco, e é o segundo vice-presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). 

“Não tenho dúvidas de que dom Paulo Jackson fará um grande trabalho na Arquidiocese, será um bom bispo, um bom pastor a serviço de todos”, completou o agora administrador apostólico.

A CNBB emitiu comunicado para agradecer dom Fernando. Na nota, o braço da Igreja Católica no Brasil afirmou que rende graças a Deus pela vocação e ministério episcopal de Saburido que "agora entra numa nova fase, na emeritude":

Agradecemos por tê-lo feito tão fecundo nas Igrejas Particulares em que serviu, guiando as ovelhas segundo a Palavra de Deus. De forma especial, destacamos os quase 14 anos à frente da importante Igreja Particular de Olinda e Recife. Seu pastoreio na Terra dos Altos Coqueiros pôde ser coroado com a realização da grande festa em honra a Jesus na Eucaristia, que ensina à Igreja a reconhecer também o Cristo presente na vida dos irmãos e irmãs, especialmente os mais necessitados, de modo que haja “Pão em todas as mesas”. 

"Procurei ser um servidor"
Natural de Juçaral, distrito do Cabo de Santo Agostinho, dom Fernando Saburido se emocionou ao falar da sua missão como arcebispo. "Eu acho que combati o bom combate, procurei realmente fazer o que devia ter sido feito. Estou para servir à Igreja, procurei dar o melhor de mim. Claro que a gente tem nossos defeitos, certamente não agradei a todos, mas procurei realmente cumprir aquilo que Deus me fez entender que era vontade dele", disse o metropolita.

Ao deixar a liderança da Arquidiocese de Olinda e Recife, dom Fernando passará a morar no Mosteiro de São Bento, em Olinda, uma vez que pertence à ordem dos beneditinos. "Estarei lá exercendo o ministério da escuta, da confissão, acolhendo as pessoas. Será um prazer acolher e receber os irmãos e, na medida do possível, servindo à Igreja. O bispo entrega o cargo, mas continua sendo bispo, continua ajudando", finalizou dom Fernando. 

Veja também

Newsletter