vacina

Farmacêutica Takeda retira pedido de autorização de vacina contra a dengue nos EUA

Vacina foi aprovada no ano passado na União Europeia sob o nome de Qdenga

Vacina Qdenga, imunizante contra a dengueVacina Qdenga, imunizante contra a dengue - Foto: Divulgação/Takeda

O grupo farmacêutico japonês Takeda retirou "voluntariamente" o pedido de autorização de sua vacina contra a dengue nos Estados Unidos, alegando problemas de "coleta de dados" à agência de medicamentos dos Estados Unidos (FDA).

"A FDA solicitou dados adicionais que não foram incluídos no protocolo do ensaio clínico" para esta vacina e não estavam disponíveis.

No entanto, esse protocolo foi "examinado e aceito" pela agência, disse uma porta-voz da Takeda à AFP nesta quarta-feira (12).

A chegada da vacina aos Estados Unidos agora depende de uma "avaliação adicional que leve em consideração as necessidades dos viajantes e das pessoas que vivem em regiões dos Estados Unidos onde a dengue é endêmica, como Porto Rico", afirmou a farmacêutica em comunicado datado de terça-feira.

A vacina, chamada TAK-003, foi aprovada no ano passado na União Europeia sob o nome de Qdenga, assim como em outros países como Indonésia, Brasil e Tailândia.

A dengue, transmitida por um mosquito, é um vírus disseminado em países quentes que causa entre 100 e 400 milhões de infecções a cada ano, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Formas graves são raras, mas podem ser fatais.

Veja também

Cientista premiada alerta sobre má utilização de tratamentos contra a obesidade
obesidade

Cientista premiada alerta sobre má utilização de tratamentos contra a obesidade

Projeto de inclusão do IFPE conquista 1º lugar estadual do Prêmio IEL de Talentos
Inclusão

Projeto de inclusão do IFPE conquista 1º lugar estadual do Prêmio IEL de Talentos

Newsletter