Logo Folha de Pernambuco

mundo

Fase de depoimentos do julgamento de Trump termina sem declaração do ex-presidente

Mesmo se for condenado, o republicano, que tem 77 anos, ainda poderá concorrer à Presidência

O ex-presidente dos EUA e candidato presidencial republicano Donald TrumpO ex-presidente dos EUA e candidato presidencial republicano Donald Trump - Foto: Justin Lane/POOL/AFP

A fase de depoimentos do julgamento de Donald Trump por falsificação de documentos contábeis terminou nesta terça-feira (21) em Nova York, sem que o ex-presidente tenha testemunhado perante o tribunal.

O juiz Juan Merchan anunciou que a partir da próxima semana terão início as alegações finais e a deliberação do júri.

“Na terça-feira (próxima) serão ouvidas as alegações" da defesa e da acusação, “e espero que comecem a deliberar” no dia seguinte, disse Merchan aos jurados.
 

Antes do início do julgamento, em 15 de abril, Trump garantiu que testemunharia para “dizer a verdade”, algo que acabou por não fazer.

O júri deve decidir por unanimidade se Trump é culpado por 34 falsificações contábeis relacionadas ao pagamento de 130 mil dólares (R$ 664 mil) à ex-atriz pornô Stormy Daniels, para comprar seu silêncio e evitar um possível escândalo na reta final da campanha presidencial de 2016.

A atriz, cujo nome verdadeiro é Stephanie Clifford, afirma ter tido uma relação sexual com Trump em 2006, quando ele já era casado com sua atual esposa, Melania. O magnata nega.

“Todo mundo diz que não há crime (…) Todos os especialistas dizem que não há crime e que não fiz nada de errado”, disse Trump, o primeiro ex-presidente dos Estados Unidos a ser réu na justiça criminal, ao chegar ao tribunal nesta terça-feira.

Mesmo se for condenado, o republicano, que tem 77 anos, ainda poderá concorrer à Presidência.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter