Logo Folha de Pernambuco

SAÚDE

FDA aprova 1ª vacina contra a gripe que pode ser autoadministrada em casa; entenda

Imunizante é um spray nasal que contém uma forma enfraquecida do vírus influenza vivo

Spray nasal Spray nasal  - Foto: Freepik

A FDA, agência regulatória americana, aprovou a primeira vacina contra a gripe que pode ser autoadministrada em casa. Trata-se do spray nasal FluMist, produzida pelo grupo AstraZeneca.

É uma "nova opção para receber uma vacina contra a gripe sazonal segura e eficaz, potencialmente com maior conveniência, flexibilidade e acessibilidade para indivíduos e famílias", disse Peter Marks, diretor do Centro de Avaliação e Pesquisa de Produtos Biológicos da FDA.
 

O FluMist já havia sido aprovado há muitos anos. Pela primeira vez em 2003 para pessoas de 5 a 49 anos para prevenir a gripe, e depois a aprovação foi estendida para crianças de 2 a 5 anos em 2007. Porém, ela só era administrada por um profissional de saúde. Ele é um spray nasal que contém uma forma enfraquecida do vírus influenza vivo.

De acordo com a FDA, ainda será necessária uma receita para obter o spray e somente pessoas com 18 anos ou mais estão autorizadas a administrá-la a si mesmas ou a uma criança sob seus cuidados.

"Para aqueles interessados em autoadministração ou administração por cuidador, o fabricante da vacina planeja disponibilizar a vacina por meio de uma farmácia on-line terceirizada", disse o FDA. "Aqueles que escolherem esta opção concluirão uma triagem e avaliação de elegibilidade quando solicitarem a FluMist."

Qualquer pessoa que receber a prescrição da FluMist receberá a vacina, bem como instruções detalhadas sobre como administrar, armazenar e descartar o produto.

A gripe é uma doença respiratória comum e contagiosa causada por vírus influenza. Ela pode causar doenças leves a graves com uma série de sintomas que geralmente aparecem repentinamente, como dores no corpo, febre, tosse, dor de garganta, cansaço e nariz entupido ou escorrendo.

A gripe pode ser fatal e causar complicações sérias que podem levar à hospitalização ou morte, principalmente em grupos de alto risco, como idosos, crianças pequenas e pessoas com certas condições médicas crônicas.

Segundo a FDA, os efeitos colaterais mais comumente relatados da FluMist são febre acima de 38ºC em crianças de 2 a 6 anos de idade, coriza e congestão nasal em indivíduos de 2 a 49 anos de idade e dor de garganta em adultos de 18 a 49 anos de idade.

Veja também

Newsletter