Logo Folha de Pernambuco

Saúde

Febre do TikTok: Andar de costas na esteira faz bem para a saúde? Entenda

Prática evita sobrecarregar as articulações do joelho, mas aumenta risco de acidentes na academia

EsteiraEsteira - Foto: Reprodução: Pinterest

Se você for à academia e ver alguém andando de costas na esteira, não se assuste: esse hábito inusitado viralizou no TikTok, com usuários dizendo que a prática faz bem para saúde. Entre os supostos benefícios está a maior força nas pernas e a melhor coordenação motora. Mas não é bem assim.

O professor de educação física Márcio Atalla explica que caminhar de costas na esteira é bom para evitar dores no joelho, mas alerta para riscos.

— Quando você faz a caminhada de costas, você usa bastante a parte posterior da coxa e poupa a articulação do joelho. Esse é o principal benefício — diz Atalla, que também alerta que a prática pode ser perigosa. — Fora isso, não tem benefício que vale o risco. Você não tem uma visão completa e pode perder o equilíbrio, aumentando o risco de acidente. Por isso, é bom ter a supervisão de um professor.

Já em relação à queima de calorias, a diferença entre andar normalmente e de costas é muito pouca, na prática. Atalla afirma que caminhar para trás exige maior atenção e nos deixa mais em estado de alerta. Mas por outro lado, ao andar para frente, é possível caminhar mais rápido, o que implica em um gasto calórico maior.

Alguns usuários do TikTok comentam que andar de costas é mais eficiente para prevenir doenças da mente, como o Alzheimer, por exigir maior atenção. No entanto, Atalla também desmente esse boato.

— Na verdade, qualquer atividade física vai prevenir doenças. Todo exercício que você consegue aprender algo novo e tem desafios traz benefícios — ele explica.

Veja também

Soldados da Ucrânia recebem ordem para resistir em território russo de Kursk até posse de Trump
Guerra

Soldados da Ucrânia recebem ordem para resistir em território russo de Kursk até posse de Trump

EUA diz que acompanha situação na Coreia do Sul após presidente decretar lei marcial
política

EUA diz que acompanha situação na Coreia do Sul após presidente decretar lei marcial

Newsletter