Logo Folha de Pernambuco

INFECÇÃO

Febre maculosa: São Paulo confirma dois novos casos

Um dos casos já era considerado suspeito por estar relacionad; o outro registro ocorreu em Americana

A transmissão da febre maculosa ocorre somente por meio do contato com o carrapato estrela infectado pela bactéria do gênero RickettsiaA transmissão da febre maculosa ocorre somente por meio do contato com o carrapato estrela infectado pela bactéria do gênero Rickettsia - Foto: Jerry Kirkhart / Wikimedia via Agência Brasil

O governo do Estado de São Paulo confirmou, nesta sexta-feira, dois novos casos de febre maculosa na região. Um deles já era considerado suspeito. Trata-se do quadro de uma mulher de 38 anos que esteve na Fazenda Santa Margarida no início deste mês e que está internada em Campinas.

O segundo registro é de uma moradora de Americana, de 58 anos, que faleceu em 08 de junho. Esse outro caso, contudo, não tem relação com o surto da região de Campinas. O local de infecção ainda é investigado. As informações são do centro de vigilância epidemiológica do estado.

De acordo com a gestão estadual, foram registrados 19 casos de febre maculosa com nove óbitos, incluindo os cinco confirmados desde o início dessa semana. São, ao todo, quatro óbitos relacionados a um surto na região de Campinas. Em 2022, foram registrados 63 casos, com 44 óbitos confirmados. Já em 2021, foram 87 casos e 48 óbitos.

O que é a febre maculosa?
A febre maculosa é uma infecção causada pelas bactérias do gênero Rickettsia, transmitidas pela picada do carrapato, principalmente pelo carrapato-estrela, que é mais prevalente em áreas rurais. O parasita tem como hospedeiros animais como bois, cavalos e cães.

A doença é endêmica na região de Campinas, e os casos e óbitos são registrados majoritariamente no Estado de São Paulo. Os casos, porém, são pouco frequentes -- segundo o Ministério da Saúde, em 2018, pior ano desde 2007, foram pouco mais de 300 diagnósticos apenas no país.

Veja também

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Pentágono diz que tropas norte-coreanas na Rússia entrarão "logo" em combate contra Ucrânia
Combate

Pentágono diz que tropas norte-coreanas na Rússia entrarão "logo" em combate contra Ucrânia

Newsletter