Logo Folha de Pernambuco

Desrespeito ao protocolo

Fechado por aglomeração, bar volta a funcionar um dia depois e é interditado novamente no Recife

Durante o fim de semana, outro dois bares foram fechados em fiscalização conjunta

Bar desrespeitava normas sanitáriasBar desrespeitava normas sanitárias - Foto: Divulgação/Apevisa

O bar Vapor 82, localizado no bairro do Cordeiro, na Zona Oeste do Recife, foi interditado nesse domingo (20). Segundo a Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa), o estabelecimento já havia sido fechado no sábado (19) por causa de aglomeração e desrespeito às normas sanitárias e voltou a funcionar um dia depois sem autorização.

De acordo com a Apevisa, no domingo, após nova fiscalização da agência, três pessoas foram conduzidas para a Delegacia de Campo Grande, na Zona Norte da capital pernambucana, onde foi aberto um Boletim de Ocorrência. 

No domingo, o bar estava novamente lotado e sem seguir os protocolos sanitários. Em agosto, o Vapor 82 já havia sido interditado pelos órgãos de fiscalização por causa de aglomeração e por funcionar após o horário permitido.
 

“Não seremos flexíveis com as fiscalizações porque estamos falando de vidas. E não só as daqueles que insistem em fingir que a pandemia não existe, mas de todos que podem ser infectados com essa irresponsabilidade: pais, familiares, profissionais de saúde. Quem ousar terá que arcar com as consequências”, frisa o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico.

Além do Vapor 82, outros dois bares foram fechados durante o fim de semana pela fiscalização conjunta entre Procon-PE, Apevisa, Polícia Militar e Bombeiros: o Esquenta Music Bar, em Campo Grande, no Recife; e o Mini Mundo, no Janga, em Paulista, Região Metropolitana do Recife (RMR).

Segundo o Procon-PE, todos os bares fechados estavam descumprindo os protocolos do Governo do Estado para conter a Covid-19.

Os três estabelecimentos funcionavam com capacidade acima de 70%, que é a quantidade permitida pelo protocolo em vigor, mesas com mais de dez pessoas e consumidores transitando sem máscaras. 

Da noite de sexta-feira (18) até a noite de domingo foram fiscalizados 20 estabelecimentos na RMR. Esta é ainda a segunda vez que o Mini Mundo foi interditados por descumprir os protocolos para o setor. A primeira oocrreu em 25 de outubro.

Durante a fiscalização do fim de semana, o Léo Chopp e o Quintal, no Cordeiro, foram advertidos pela Apevisa para cumprir os protocolos; o Leitão Restaurante, na Encruzilhada, foi autuado para cumprimento imediato de alguns dos protocolos e o Tardezinha Premium Bar, no Janga, autuado devido à falta de distanciamento entre as mesas.

O Procon já fiscalizou 267 bares e restaurantes e interditou 18 estabelecimentos.

Veja também

Bala perdida atinge condomínio onde mora o governador Cláudio Castro, no Rio
RIO DE JANEIRO

Bala perdida atinge condomínio onde mora o governador Cláudio Castro, no Rio

Mpox: autoridades de saúde do Canadá confirmam 1º caso de nova forma da doença no país
AMÉRICA DO NORTE

Mpox: autoridades de saúde do Canadá confirmam 1º caso de nova forma da doença no país

Newsletter