Logo Folha de Pernambuco

15 de novembro

Feriado de praias lotadas no Recife e em Jaboatão dos Guararapes

Os protocolos sanitárias como o uso de máscaras e o distanciamento social, no entanto, foram ignorados pela maioria das pessoas

Praia de Boa Viagem, no feriado desta segunda-feira (15)Praia de Boa Viagem, no feriado desta segunda-feira (15) - Foto: Rafael Furtado/Folha de Pernambuco

Movimento muito intenso de banhistas nas praias da Região Metropolitana do Recife (RMR) foi registrado nesse feriado de 15 de novembro, Dia da Proclamação da República. Na orla de Piedade, em Jaboatão, e em Boa Viagem e Pina, na Zona Sul, muitas pessoas aproveitaram a folga para curtir o dia de Sol. Os protocolos sanitárias como o uso de máscaras e o distanciamento social, no entanto, foram ignorados.

Em Jaboatão dos Guararapes, na faixa de areia em frente à Igreja de Piedade, área proibida aos banhistas por conta dos ataques de tubarões, piscinas de plástico para as crianças e banho de chuveirão estão servindo de alternativa para os banhistas se refrescarem. Mesmo assim, reportagem da Folha de Pernambuco flagrou muitas pessoas desrespeitando a proibição e entrando no mar.

As irmãs Shirleide e Shirlene Vieira, 38 e 41 anos moradoras e servidoras do município de Jaboatão dos Guararapes costumam frequentar a orla de Piedade. "A gente não pode tomar banho de mar, mas ali tem um chuveirão e dá pra gente se molhar, né? Só o chuveirão e o Sol já é suficiente", disse Shirleide.

"A gente não pode tomar banho, mas temos o chuveirão, as piscinas e as estratégias que a Prefeitura montou para garantir a  diversão e o lazer dos munícipes", lembrou Shirlene.

As irmãs Shirleide e Shirlene Vieira, curtindo o feriado em frente à Igreja de Piedade

No Recife, a orla de Boa Viagem e do Pina estava lotada e muitas pessoas não usavam máscaras. Em Brasília Teimosa, a reportagem presenciou muitas carroças de tração animal estacionadas e a maioria do cavalo em situação precária, desnutridos e maltratados. Na praia, pouquíssimas pessoas faziam uso desse equipamento de segurança. É importante lembrar que mesmo pessoas vacinadas correm o risco de contaminação e transmissão do vírus.

Comércio
O feriado foi de poco movimento para o comércio no Centro do Recife. As ruas vazias desanimaram as lojas a abrir. As que abriram, tiveram um movimento de vendas abaixo do esperado.

Rua Nova no feriado de 15 de novembro

Rua da Imperatriz, no feriado de 15 de novembro

Veja também

Newsletter