Logo Folha de Pernambuco

Coronavírus

Feriado exige atenção aos cuidados para evitar a Covid-19

Com a aproximação do feriadão é necessário rememorar os cuidados necessários para evitar a disseminação do novo coronavírus

Praia de Boa Viagem no feriado de 7 de SetembroPraia de Boa Viagem no feriado de 7 de Setembro - Foto: Rafael Furtado/Folha de Pernambuco

Na sexta-feira (9) já devem começar os preparativos para o feriado Nossa Senhora Aparecida - data em que também é comemorado o Dia das Crianças - na segunda-feira (12). Contudo, a vontade de aproveitar o longo período de descanso com passeios e lazer deve levar em consideração os riscos de contágio pelo novo coronavírus. O respeito às normas de distanciamento, o uso de máscara e a higienização das mãos devem ser mantidos para que o período aproveitado não seja causador de um aumento nos índices epidemiológicos em Pernambuco. 



A redução de casos e mortes da Covid-19 registrada pela Secretaria de Saúde de Pernambuco é fruto das medidas de isolamento, distanciamento e higiene tomadas no Estado. Em todo Estado, nos últimos 15 dias, foi registrada uma diminuição de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), vinculada como suspeita de Covid-19, e de mortes causadas pela doença. Houve uma redução de 14,2% em relação aos últimos 15 dias nos casos de SRAG e superior a 40% nas mortes causadas por SRAG, de acordo com a Secretaria de Saúde. "Esses números, reflexos de nossas atitudes até agora, são frutos de um esforço coletivo muito grande de toda a sociedade", explicou o secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo. 

Durante o último feriadão, que abrangeu o Dia da Independência - em 7 de setembro -, foram registradas diversas faltas com relação às normas sanitárias exigidas durante a pandemia. "A falta de cuidado e as aglomerações, como vimos em outro feriado, podem colocar a perder tudo o que conquistamos, porque isso aumenta a possibilidade de contágio e nos torna mais suscetíveis à contaminação pelo vírus", alertou André Longo. 

Em pronunciamento na coletiva realizada nesta quarta-feira (7), o secretário André Longo ressaltou ainda a necessidade de responsabilização pelos cuidados para com o outro. "Aproveito esse momento para pedir, mais uma vez, a consciência de todos, por conta desse próximo final de semana, que vai prolongado, para que cada um seja um agente de proteção evitando ser um agente de contaminação do vírus", reforçou. 

Veja também

Newsletter