Festa de Nossa Senhora da Cabeça 2024: centenas de fiéis ocupam ruas do Bairro do Recife
Comemoração religiosa chegou ao último dia de festa neste sábado, 10 de agosto
A Festa de Nossa Senhora da Cabeça 2024 chegou ao fim neste sábado (10). O último dia da celebração levou centenas de fiéis às ruas do Bairro do Recife, área central da capital pernambucana.
Antes da procissão, a programação contou com recitação do Terço de Nossa Senhora da Cabeça. Logo após, Dom Fernando Saburido, o Arcebispo Emérito da Arquidiocese de Olinda e Recife, presidiu a Santa Missa.
O Frei Damião Silva, que convidou a Folha de Pernambuco para realizar a cobertura da festa, também esteve presente na celebração, que aconteceu na Igreja da Madre de Deus, centro do Recife.
Santa Missa
Durante a celebração da Santa Missa, Dom Fernando Saburido, além da leitura do evangelho, refletiu sobre o papel dos fiéis na Festa de Nossa Senhora da Cabeça.
"Nós temos Nossa Senhora, tema aqui da festa, nos conduzindo, de fato, a ser peregrinos da esperança. Para sermos peregrinos da esperança, não precisamos ir até Roma. Claro, quem pode, é ótimo que isso aconteça, mas nós podemos peregrinar na nossa própria realidade, no nosso próprio contexto, passar pela porta santa do coração, procurar viver um compromisso com Cristo", disse.
A importância de Nossa Senhora, aliás, foi bastante ressaltada pelos fiéis, como foi o caso do religioso Felipe Santos.
"A Nossa Senhora da Cabeça, para nós cristãos, representa um sinal de muita fé que agente quer alcançar. É uma santa que vem da Espanha e nós brasileiros, cristãos, acompanhamos essa tradição aqui na Igreja Madre de Deus", confessou.
Procissão
Após a Santa Missa, a celebração deu início à procissão nas ruas do Bairro do Recife. Centenas de fiéis acompanharam a saída da santa.
As irmãs Janilene Lima e Maria Lima, moradoras de Paulista, Região Metropolitana do Recife, acompanharam a procissão.
"Cada ano nós renovamos nossa promessa. Estamos aqui para agradecer a ela. É só gratidão", disseram elas.
A História de Nossa Senhora da Cabeça
A devoção à Nossa Senhora da Cabeça remonta ao século XII, em Andaluzia, Espanha.
A Virgem é chamada por esse nome em referência ao Pico da Cabeça, onde apareceu pela primeira vez ao camponês Juan, um homem que havia perdido o braço em batalha.
Durante aquela aparição, Nossa Senhora pediu que ele anunciasse a mensagem de conversão e edificasse uma capela em homenagem a ela.
Diante da dúvida de Juan sobre a aceitação da mensagem, Nossa Senhora intercedeu e foi realizado um milagre extraordinário: o braço amputado do jovem voltou a crescer.
A segunda aparição ocorreu em circunstâncias igualmente milagrosas, quando um homem condenado injustamente à forca foi salvo pela intervenção da Virgem, que inspirou o rei a lhe conceder o perdão no último momento.
Esse milagre é simbolizado na imagem de Nossa Senhora da Cabeça segurando uma cabeça, um poderoso símbolo de intercessão e proteção.