Logo Folha de Pernambuco

Celebração

Festa de Nossa Senhora do Carmo, Padroeira do Recife, chega à 327ª edição

A celebração vai durar 10 dias e conta com mudanças nas linhas de ônibus da cidade

Basílica de Nossa Senhora do CarmoBasílica de Nossa Senhora do Carmo - Foto: Clarice Melo/Especial para Folha de Pernambuco

A 327ª Festa de Nossa Senhora do Carmo, Padroeira do Recife, terá como tema, este ano, “Mãe do Carmelo, em tua vocação contemplamos tudo que desejamos ser na Igreja”, com o bordão “O teu sim é também nosso sim”. Do dia 6 a 16 de julho, serão ministradas mais de 80 missas dentro da Basílica do Carmo, na Igreja da Ordem Terceira do Carmo, além do Claustro do Convento.

"Esse ano, temos a estimativa de mais de um milhão de pessoas passando na nossa Basílica, para prestar homenagem a Nossa Senhora. No dia 16, as missas vão começar à 0h, então você pode juntar sua caravana e participar da missa de meia noite, das duas da madrugada, das quatro e cinco horas da manhã, que é a primeira missa e, durante todo o dia, terão missas de hora em hora na Basílica. Então, venha celebrar conosco a sua padroeira e prestar homenagem a esta mãe que nos ama e que oferece o seu amor por cada um de nós", diz o Frei Cidmário Bezerra de Arruda, reitor da Basílica do Carmo.

A celebração mobiliza milhares de fiés todos os anos em 10 dias de festa. Este ano, a estimativa, apenas para o dia 16 de julho, dia da Padroeira, é de mais de 300 mil pessoas. Para isso, a Prefeitura do Recife mobiliza diversos órgãos e secretarias para realizar a festa.

"Já são mais de 300 edições da festa de Nossa Senhora do Carmo, a padroeira da nossa cidade, e a Prefeitura do Recife vem mobilizando vários órgãos e secretarias, como SAMU, CTTU, Emlurb, Controle Urbano, Fundação de Cultura, para que a gente tenha uma festa segura e tranquila, com atividades religiosas e culturais", diz Ana Paula Vilaça, chefe do gabinete do centro histórico da Prefeitura do Recife.

O trajeto dos ônibus no Centro da Cidade também muda durante os dias de celebração. A mudança no itinerário de 33 linhas do transporte público que trafegam pelo centro já contam com a mudança a partir do dia 1º de julho, como as linhas que trafegam pela pista principal da Dantas Barreto, que serão transferidas para a pista local. 

"O mais importante é destacar a localização da Basílica de Nossa Senhora do Carmo no Centro, na Ilha de Santo Antônio. É um ponto em que as linhas de transporte público da Região Metropolitana do Recife migram para lá. Então, temos a opção do corredor de BRT leste-oeste, com os ônibus vindo desde o município de São Lourenço da Mata parando na estação de BRT dos Correios, a estação do BRT Guararapes, temos também o corredor norte-sul, vindo desde o município de Igarassu, sendo alimentado por Itamaracá, por Araçoiaba e Itapissuma, seguindo e parando na Dantas Barreto, na estação BRT Nossa Senhora do Carmo, na frente da Basílica", explica Mário Sérgio Cornélio, coordenador operacional do Grande Recife.

Confira a programação completa da festa de Nossa Senhora do Carmo:

Quinta-feira (6) - 1º Dia do Novenário

Sexta-feira (7) - 2º Dia do Novenário

Sábado (8) - 3º Dia do Novenário

Domingo (9) - 4º Dia do Novenário

Segunda-feira (10) - 5º Dia do Novenário

Terça-feira (11) - 6º Dia do Novenário

Quarta-feira (12) - 7º Dia do Novenário

Quinta-feira (13) - 8º Dia do Novenário

Sexta-feira (14) - 9º Dia do Novenário

Sábado (15) - Vésperas Solenes

Domingo (16) - Solenidade de Nossa Senhora do Carmo

 

Veja também

Newsletter