Celebração

Festa de Nossa Senhora do Carmo, Padroeira do Recife, chega à 327ª edição

A celebração vai durar 10 dias e conta com mudanças nas linhas de ônibus da cidade

Basílica de Nossa Senhora do CarmoBasílica de Nossa Senhora do Carmo - Foto: Clarice Melo/Especial para Folha de Pernambuco

A 327ª Festa de Nossa Senhora do Carmo, Padroeira do Recife, terá como tema, este ano, “Mãe do Carmelo, em tua vocação contemplamos tudo que desejamos ser na Igreja”, com o bordão “O teu sim é também nosso sim”. Do dia 6 a 16 de julho, serão ministradas mais de 80 missas dentro da Basílica do Carmo, na Igreja da Ordem Terceira do Carmo, além do Claustro do Convento.

"Esse ano, temos a estimativa de mais de um milhão de pessoas passando na nossa Basílica, para prestar homenagem a Nossa Senhora. No dia 16, as missas vão começar à 0h, então você pode juntar sua caravana e participar da missa de meia noite, das duas da madrugada, das quatro e cinco horas da manhã, que é a primeira missa e, durante todo o dia, terão missas de hora em hora na Basílica. Então, venha celebrar conosco a sua padroeira e prestar homenagem a esta mãe que nos ama e que oferece o seu amor por cada um de nós", diz o Frei Cidmário Bezerra de Arruda, reitor da Basílica do Carmo.

A celebração mobiliza milhares de fiés todos os anos em 10 dias de festa. Este ano, a estimativa, apenas para o dia 16 de julho, dia da Padroeira, é de mais de 300 mil pessoas. Para isso, a Prefeitura do Recife mobiliza diversos órgãos e secretarias para realizar a festa.

"Já são mais de 300 edições da festa de Nossa Senhora do Carmo, a padroeira da nossa cidade, e a Prefeitura do Recife vem mobilizando vários órgãos e secretarias, como SAMU, CTTU, Emlurb, Controle Urbano, Fundação de Cultura, para que a gente tenha uma festa segura e tranquila, com atividades religiosas e culturais", diz Ana Paula Vilaça, chefe do gabinete do centro histórico da Prefeitura do Recife.

O trajeto dos ônibus no Centro da Cidade também muda durante os dias de celebração. A mudança no itinerário de 33 linhas do transporte público que trafegam pelo centro já contam com a mudança a partir do dia 1º de julho, como as linhas que trafegam pela pista principal da Dantas Barreto, que serão transferidas para a pista local. 

"O mais importante é destacar a localização da Basílica de Nossa Senhora do Carmo no Centro, na Ilha de Santo Antônio. É um ponto em que as linhas de transporte público da Região Metropolitana do Recife migram para lá. Então, temos a opção do corredor de BRT leste-oeste, com os ônibus vindo desde o município de São Lourenço da Mata parando na estação de BRT dos Correios, a estação do BRT Guararapes, temos também o corredor norte-sul, vindo desde o município de Igarassu, sendo alimentado por Itamaracá, por Araçoiaba e Itapissuma, seguindo e parando na Dantas Barreto, na estação BRT Nossa Senhora do Carmo, na frente da Basílica", explica Mário Sérgio Cornélio, coordenador operacional do Grande Recife.

Confira a programação completa da festa de Nossa Senhora do Carmo:

Quinta-feira (6) - 1º Dia do Novenário

Sexta-feira (7) - 2º Dia do Novenário

Sábado (8) - 3º Dia do Novenário

Domingo (9) - 4º Dia do Novenário

Segunda-feira (10) - 5º Dia do Novenário

Terça-feira (11) - 6º Dia do Novenário

Quarta-feira (12) - 7º Dia do Novenário

Quinta-feira (13) - 8º Dia do Novenário

Sexta-feira (14) - 9º Dia do Novenário

Sábado (15) - Vésperas Solenes

Domingo (16) - Solenidade de Nossa Senhora do Carmo

 

Veja também

Primeiro-ministro da França finaliza difíceis consultas para formar governo
FRANÇA

Primeiro-ministro da França finaliza difíceis consultas para formar governo

Ruanda inicia 1ª campanha de vacinação contra mpox na África
vacinas

Ruanda inicia 1ª campanha de vacinação contra mpox na África

Newsletter