Logo Folha de Pernambuco

RELIGIOSIDADE

Festa do Carmo 2024: fiéis comparecem ao último dia do novenário, que antecede festa da padroeira

Missas acontecem durante todo o dia, na Basílica; programação cultural da Festa do Carmo 2024 se concentra no pátio

Celebração acontece na Basílica do Carmo, no centro do RecifeCelebração acontece na Basílica do Carmo, no centro do Recife - Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco

As comemorações da 328ª edição da Festa do Carmo andam a todo vapor neste domingo (14). Na basílica que leva o nome da santa, no bairro de Santo Antônio, Centro do Recife, milhares de fiéis buscam refúgio, consolo e proteção na padroeira da Cidade.

Eles aproveitam o momento para agradecer bênçãos e pedir mais graças àquela que representa uma aparição da Ave Maria, no Monte Carmelo, em Israel.

Promovida pela Província Carmelitana Pernambucana e a Ordem dos Irmãos da Bem Aventurada Virgem Maria do Monte Carmelo, a festividade, este ano, tem como tema “Esperança dos Carmelitas... Peregrina conosco, em oração, rumo ao Jubileu” e o lema “Permaneciam unânimes na oração, Maria, a mãe de Jesus, e seus irmãos”.

Todo o dia é regado de programação religiosa, com missas que reúnem os católicos apostólicos romanos para o momento de fé, palavras e louvores.

No encontro das 15h, onde aconteceu a Santa Missa Votiva a Nossa Senhora do Carmo, o público cumpriu as promessas e reafirmou os compromissos de adoração a Deus e admiração à Virgem.

O momento foi presidido pelo Frei Marcelo Araújo de Lima, da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos (OFMCap), que também é reitor da basílica. Durante o encontro, ele falou sobre a fé na Virgem do Carmo e a importância de priorizar o Reino de Deus.

O frei Renato Marques, frade capuchinho da Penha, destacou que o período da Festa do Carmo é de confraternização do povo recifense. Ele descreve o momento como um ‘retiro espiritual’, onde os fiéis se preparam pra o dia 16 de julho, no qual se comemora, de fato, o Dia de Nossa Senhora do Carmo.

“É tempo de renovar nossa fé e imitar Maria para sermos melhores cristãos. Quando a gente vê no olhar das pessoas, enxergamos muita sinceridade. É uma devoção que aponta para Cristo. Quando as pessoas contam as experiências, vemos o senso de fé das pessoas, onde elas, de verdade, creem que, mesmo com as dificuldades, Deus não as abandona. Elas aproveitam a Festa do Carmo para renovar as forças e enfrentar a dureza da vida”, revela.

A líder de produção Rosângela Pinheiro, de 57 anos, saiu do bairro de Brasília Teimosa para ter um momento de comunhão com Deus e os irmãos. Pinheiro pediu por uma tia que está enferma.

“Eu estou passando por uma dificuldade muito grande. Muito emocionada. Vim muito aperreada e estou pedindo paz a Nossa Senhora do Carmo e agora eu estou sentindo. As lágrimas que caem do meu rosto são de paz e refrigério. Tenho fé que, quando chegar em casa, vou encontrar minha tia bem”, falou, emocionada.

“Eu não perco uma edição dessa festa. É bom quando a população vem buscar essa proteção na mãe das mães, aquela que pode fazer o impossível acontecer. Deus e ela são merecedores da nossa devoção. Viva Nossa Senhora do Carmo!”, exclamou o auxiliar de pedreiro Guilherme Souza, de 38 anos.

Programação
Durante as comemorações da Festa do Carmo, todos os dias são regados de programação dedicada à santa. Hoje, às 18h, acontece a Novena Solene de Nossa Senhora do Carmo, presidida pelo reitor da Basílica do Carmo, Frei Cidmário Bezerra.

A programação cultural, no Pátio do Carmo, fica por conta do DJ Roony Moura. A apresentação musical começa às 19h. Na oportunidade, o público também poderá se alegrar em Deus e cantar as músicas, em agradecimento à Nossa Senhora do Carmo.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação partilhada por Basílica do Carmo (@basilicadocarmorecife)

Padroeira por devoção popular
Incontestavelmente, a Festa do Carmo é a maior celebração religiosa da capital. O padroeiro oficial da cidade é o Santo Antônio, mas a história relata que os recifenses pediram ao Papa Pio X, em 1908, que a santa fosse considerada como padroeira da cidade.

Em 16 de julho de 1909, o pedido foi atendido, quando houve a solene proclamação da santa na cidade. 10 anos depois, ela foi coroada canonicamente como a padroeira, enquanto o arcebispo de Olinda e Recife daquela época, Dom Sebastião Cosme, responsável pela coroação, assistiu a cerimônia em uma tribuna especial, enquanto o arcebispo primaz do Brasil, Dom Jerônimo Tomé, comandava o rito.

Veja também

É "incerto" se a COP29 terá sucesso, diz comissário europeu
cop29

É "incerto" se a COP29 terá sucesso, diz comissário europeu

Homem de 25 anos acorda momentos antes de ser cremado na Índia
ERRO

Homem de 25 anos acorda momentos antes de ser cremado na Índia

Newsletter